A InovaData-BR do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) convida os parques tecnológicos a atualizarem seus dados na plataforma. O projeto é um suporte para o Programa Nacional de Apoio aos Ambientes Tecnológicos (PNI). A Anprotec apoia esta iniciativa, já que este dados disponibilizados serão essenciais nas tomadas de decisão sobre futuros projetos. O projeto tem o apoio metodológico e técnico para a execução do Núcleo de Tecnologias de Gestão (NTG) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O PNI tem o objetivo de fomentar e consolidar os espaços de inovação, como os parques tecnológicos, e os empreendimentos responsáveis por meio de criação, desenvolvimento e aceleração de empresas inovadoras. O programa tem, além de coordenação executiva e secretaria técnica, um comitê de acompanhamento formado por diversas entidades da área da ciência, tecnologia, pesquisa e inovação, entre elas a Anprotec.
No site da InovaData-BR é possível ver a distribuição de parques tecnológicos em todo território nacional. Segundo a plataforma do MCTI, o Brasil tem 59 parques, 25 em fase de implementação e mais 6 em planejamento. Em todo esse espaço são gerados cerca de 53 mil empregos e atuam mais de 2 mil empresas. Os parques tecnológicos devem preencher os dados referentes ao exercício de 2023.
A Anprotec incentiva que seus associados preencham seus dados. Com as informações colhidas, a InovaData-BR consegue identificar as necessidades futuras de investimentos estruturais e financeiros de cada espaço. Nesta atualização, cada parque tecnológico pode adicionar as empresas que fazem parte do seu ambiente. Tanto o parque tecnológico quanto as empresas estarão listadas no site da InovaData-BR.
Os responsáveis pelo preenchimento dos dados de cada parque tecnológico já receberam o e-mail solicitando a atualização. O envio foi realizado para os e-mails já cadastrados na plataforma. Caso não tenham sua senha de acesso, devem responder ao e-mail [email protected] imediatamente.
A atualização referente a 2023 pode ser realizada até o dia 11 de outubro de 2024, sexta-feira. O mapeamento dos parques tecnológicos por meio dos dados facilita a organização dos projetos a serem desenvolvidos e a tomada de decisão sobre as subvenções a serem estabelecidas.
Além disso, essa base de dados favorece a visibilidade nacional e internacional destes ambientes de inovação. Esse também é um caminho para a aproximação do MCTI dos gestores dos parques tecnológicos e, também, busca atender ao Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação.