Romildo Toledo compõe mesa redonda sobre Modelos transformadores no desenvolvimento sustentável
A 41ª IASP World Conference está acontecendo em Nairobi, capital do Quênia, entre os dias 23 e 27 de setembro, e tem neste ano como tema principal “Demografia, empreendedorismo e tecnologia: definindo as fronteiras das economias futuras”. Romildo Toledo, diretor de Relações Internacionais da Anprotec e do Parque Tecnológico da UFRJ, esteve presente na mesa Breakout 3: Modelos transformadores no desenvolvimento sustentável, realizada nesta quarta, 25/9.
Romildo apresentou seu estudo sobre “Tecnologias inovadoras que impulsionam a sustentabilidade e a economia circular: o papel dos parques tecnológicos”. “Enfatizei a importância desse desenvolvimento tecnológico, mas também de políticas públicas para isso. Como o governo, a academia, os ambientes de inovação, a sociedade e as empresas, como isso deveria ser feito conjuntamente. Então, apresentei uma ideia de modelo, uma visão sistematizada, para chegar nesse futuro mais verde. É caro fazer a descarbonização, por exemplo, é preciso que haja investimentos e parcerias público-privadas. É preciso uma ação de todos, conjunta para isso. E que a inovação é o caminho para fazer isso. Então tem um papel central dos ambientes de inovação.”
Além de ser Diretor de Relações Internacionais da Anprotec, Romildo é também Diretor do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Chefe do Centro de Sustentabilidade para Pesquisa e Educação em Materiais e Tecnologias Amigáveis ao Meio Ambiente (NUMATS), da universidade carioca. Suas pesquisas são voltadas a materiais de construção sustentáveis, à descarbonização da indústria da construção e concreto e compósitos reforçados com fibra avançada. Neste ano, foi reconhecido como um dos cientistas mais influentes do mundo, de acordo com o relatório da Stanford University (EUA) 2024.
A mesa contou ainda com a participação de Fredrik Larsson, do Linköping Science Park, na Suécia, que discutiu o papel transformador dos parques de ciência e tecnologia na promoção de economias sustentáveis. Petruta Tatulescu, representante do TIGZ Technologie-, Innovations- und Gruendungszentrum GmbH, da Alemanha, abordou a importância dos hubs de inovação na construção de economias sustentáveis e destacou a atuação do TIGZ nesse processo. Kelvin Khisa, do Kenya Industrial Research and Development Institute (KIRDI), apresentou a experiência do Quênia com parques industriais ecoeficientes, enfatizando como esses ambientes têm contribuído para aumentar a produtividade e competitividade da zona industrial de Ruaraka.
A 41° IASP World Conference faz parte das atividades da Missão Internacional da Anprotec 2024. A missão começou no dia 23 de setembro com o Brazilian Innovation Day e irá até o dia 04 de outubro. Os participantes da Missão Internacional poderão aproveitar todas as atividades do evento e depois irão conhecer iniciativas em Singapura.
A Missão Internacional tem como objetivo ampliar o conhecimento de seus participantes. Apresentar novas estratégias e soluções de inovação de outros países e iniciativas, é o caminho para que os participantes se inspirem para trazer mais projetos ao país. Esse evento promovido pela Anprotec conta com o apoio do Sebrae e do Ministério das Relações Exteriores.