Associada da Anprotec, a Ventiur Smart Capital realizou nos dias 26 e 27 de setembro sua atividade de Batalha das Startups no Gramado Summit. Neste ano, a edição aconteceu em Punta Del Este, no Uruguai. O Diretor de Novos Ambientes de Inovação da Anprotec, Artur Gibbon, esteve presente no evento, que foi importante para integração com outras instituições de inovação na América Latina.
Durante o Gramado Summit, acontece a Batalha das Startups que é a competição mais importante de startups no Brasil, que dessa vez foi realizada no Uruguai. Nesta competição, as empresas apresentam seu pitch para uma banca de jurados selecionados. Artur Gibbon pode integrar a mesa avaliadora da Batalha de Startups este ano. “Foi muito bom participar da Batalha de Startups, promovida pela nossa associada Ventiur, com startups muito boas, de muita qualidade. Foi difícil fazer a seleção das melhores” comentou o diretor sobre a sua participação nesta atividade no evento.
O vencedor ganha o reconhecimento como a melhor startup, por conta do modelo ou tecnologia inovadora, mas além disso tem o direito de negociar com a Ventiur um aporte financeiro de US$75.000,00 , valor que pode aumentar por meio de co-investimento podendo chegar até US$150.000,00. A startup vencedora desta edição foi a Metabix Biotech, do Uruguai.
O evento também tem como propósito criar um ambiente de networking e propício para novas oportunidades de negócios. A realização do evento em um outro país na América Latina demonstra uma nova possibilidade para a área de inovação do Brasil. O diretor de Novos Ambientes de Inovação da Anprotec falou sobre essa importância das relações com os países vizinhos: “É muito interessante! Primeiro, porque nós como país, Brasil, estamos cada vez mais nos aproximando da América Latina, dos outros ambientes de inovação, das outras atividades de inovação que estão acontecendo nos países vizinhos. Isso é uma coisa muito boa, tem muita coisa legal acontecendo aqui na América Latina”
A Ventiur surgiu em 2013 como a primeira aceleradora da região sul do país e já conta com mais de 90 startups aceleradas. Sua sede fica na Tecnosinos no campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo no Rio Grande do Sul. A proposta da aceleradora é reunir investidores que possam fornecer um aporte financeiro, mas também apoiar os empreendedores com suporte, mentoria e conexão para negócios. Todo o processo proposto pela Ventiur visa potencializar os empreendimentos para que tenham capacidade de execução, experimentação e cocriação. A Ventiur faz parte do grupo de associados da Anprotec.