Iniciativa é uma parceria entre a Escola de Negócios e o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc)
Foto: Giordano Toldo
Um convite à criatividade e à inovação: é o que transmitem os novos espaços do Tecnopuc Business, no terceiro andar da Escola de Negócios, inaugurados nesta terça-feira. O evento de lançamento da ambiência contou com a presença do reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, do vice-reitor, Ir. Manuir Mentges, do superintendente de Inovação da Universidade, Jorge Audy, do decano da Escola de Negócios, Éder Henriqson, do secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, do presidente do Badesul, Claudio Gastal, da diretora-geral da Band em Porto Alegre, Lisiane Russo, de lideranças da Universidade e demais convidados.
A ambiência é mais do que um espaço físico e surge para expandir e contribuir para a consolidação do ecossistema de inovação e empreendedorismo promovido pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) em parceria com a Escola de Negócios. A iniciativa, que existe há um ano, tem avançado e gerado impacto positivo. Atualmente, o Tecnopuc Business conta com parceiros uma série de parceiros instalados fisicamente no Prédio 50, como as empresas Rodel & Partners e SellersFi, e o Grupo Bandeirantes.
“Tudo o que vivemos aqui no Tecnopuc Business é único e foi a melhor escolha que a gente poderia ter feito tanto do ponto de vista de negócio como de equipe. Não tenho palavras para dizer o quanto a nossa equipe é feliz aqui, a gente vê no sorriso dos nossos colaboradores e na interação com a comunidade universitária. Tudo aqui é fonte de informação e isso é fundamental para um grupo de comunicação como a Band”, compartilhou Lisiane Russo.
Lisiane Russo, diretora-geral do Grupo Bandeirantes em Porto Alegre, / Foto: Giordano Toldo
O secretário de Inovação, Luiz Carlos Pinto, também reforçou o impacto positivo do Tecnopuc Business no último ano e ainda relembrou outras iniciativas de inovação nas quais a Universidade participou ativamente.
“A PUCRS sempre rompeu barreiras, sendo um polo de Ensino e aliando tudo isso à tecnologia e a à inovação. Todo esse movimento se traduziu primeiro com o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), mas também ficou evidente a partir de outras ações, como o Pacto Alegre e a Aliança para a Inovação. Com o Tecnopuc Business rompemos mais uma barreira, fazendo com que os negócios efetivamente façam parte do meio acadêmico”, partilhou o secretário.
O decano da Escola de Negócios, Éder Henriqson, pontuou a importância de uma iniciativa capaz de relacionar as necessidades das empresas e das instituições sem deixar de lado a dimensão formativa dos estudantes da Universidade.
“Desejamos contribuir para uma formação de excelência, para o mercado de trabalho e para a nossa sociedade, mas também para apoiar o desenvolvimento das nossas empresas e dos nossos negócios, sejam elas pequenas ou grandes. Deixo aqui meu agradecimento pelo apoio de sempre na construção conjunta desse projeto”, declarou o professor Éder Henriqson.
Durante seu discurso, o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy, compartilhou com os presentes um relato inspirador sobre a criação do Tecnopuc, em 2003, e como a concretização do Parque contribuiu para que o Tecnopuc Business se tornasse realidade.
“O Tecnopuc Business está em um espírito que faz parte de um ecossistema de inovação e empreendedorismo de classe mundial e conectado. A história do Tecnopuc é uma história de pessoas, desde o reitor Ir. Norberto Rauch até o nosso reitor atual, Ir. Evilázio Teixeira. São pessoas articuladas, pessoas que se aproximaram, como empresários e governo, e pessoas que inovam e que transformam o mundo e a realidade. O Tecnopuc é isso, um ambiente conectado e global para transformar o mundo. Esse momento, liderado pela Escola de Negócios, é um novo degrau que atingimos e que desenvolveremos em conjunto”, pontuou o superintendente.
Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy. / Foto: Giordano Toldo
Com o Tecnopuc Business, a atuação do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS se ampliou para a área de finanças. Nesse contexto, nasceu o FINE, hub focado em soluções financeiras. E em abril deste ano, foi lançado o 1° Ciclo de Aceleração Badesul e FINE Hub, programa que apoia startups no desenvolvimento do seu negócio por meio de validações e melhorias da solução. Hoje, o projeto conta com 15 startups.
“Por parte do Badesul, nós agradecemos a oportunidade de sermos parceiros do FINE Hub, uma vez que este é um projeto que faz muito sentido para nós. Com certeza ainda vamos colher muitos frutos para o Estado do Rio Grande do Sul – esse é o meu maior objetivo, como gestor público e como cidadão”, ressaltou Claudio Gastal, presidente do Badesul, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
O encerramento do evento ficou por conta do discurso do reitor da PUCRS. Ir. Evilázio destacou que, com os novos espaços, a Universidade visa integrar cada vez mais profundamente academia e mercado, produzindo conhecimento, transformando práticas, gerando negócios e promovendo socializações.
“Projetos como este não são resumem a apenas um espaço físico. Não à toa que a esta iniciativa demos o nome de “ambiência” para negócios. Espero que aqui possamos formar novos líderes, empreendedores e, principalmente, cidadãos social e ambientalmente responsáveis, que possamos seguir desenvolvendo e buscando soluções para negócios de todos os portes, além de estabelecer novas iniciativas de impacto”, finalizou o reitor.
Fonte: Tecnopuc