Saiu no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 14, a nomeação do novo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Pós-doutor em Neurociências, Daniel Gomes Almeida Filho é o novo secretário da SETEC. Ele tem como desafio comandar a secretaria que é responsável por programas que estimulam o ambiente de inovação no país, como os programas Conecta Startup, Centelha e Lei do Bem, e também atuar em diferentes setores como tecnologia quântica, fotônica e energias renováveis.
O novo secretário avalia que a SETEC, será uma das protagonistas em propor, operacionalizar, executar e monitorar as políticas públicas que farão desses planos realidade. “É uma honra poder participar deste processo de reconstrução do Brasil através da ciência e tecnologia, ambas forças motrizes do desenvolvimento sustentável e potenciais transformadoras da realidade econômica e social do país”.
Sobre os desafios no novo cargo, Almeida Filho destaca três. “São muitos os desafios que teremos pela frente, mas alguns são transversais e prioritários. Inovação acelerada, Sustentabilidade e Papel social da CT&I e, por último, Política Baseada em Evidência”, enumera.
Almeida Filho é professor adjunto no SENAI-CIMATEC, coordenando o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Otimização Cognitiva (GPDOC), focado no entendimento dos Fatores Neuroergonômicos para a Cognição durante o trabalho e a vida cotidiana. O objetivo deste grupo de pesquisa é entender o impacto desses fatores em neurodivergentes, especialmente pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Daniel Almeida Filho tem ampla experiência em análise de dados neurofisiológicos (eletrofisiologia e imageamento por cálcio), além de engenharia biomédica. Interessa-se em consciência, moral, funções executivas e cognição humana em geral.
O secretário Daniel Almeida Filho é graduado em Engenharia Mecatrônica pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (UniFTC) e em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
No currículo acadêmico, Daniel tem mestrado e doutorado em Neurociências pelo Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN).
Daniel fez pós-doutorado em Neurociências pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), por meio do PEW Latin American Fellow 2019, programa oferece apoio para jovens cientistas da América Latina realizarem treinamento de pós-doutorado em laboratórios de excelência nos EUA.