A Missão Internacional Anprotec para a região Centro de Portugal foi um sucesso! Na última semana, os participantes tiveram uma agenda intensa de atividades nas instituições de inovação portuguesas. Para aqueles que não puderam participar, temos uma novidade: haverá uma nova edição em 2025!
Na manhã de sexta-feira, o coordenador da missão, Luis Gustavo Peles, reuniu-se com membros da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) para confirmar a realização da nova edição da missão no próximo ano. O encontro contou com a participação de Alda Oliveira, Gestora de Mercados do AICEP, Fernando Quintas, Gestor de Clientes Institucionais do AICEP, Eduardo Anselmo, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), e Augusto Raupp, representante da CCDRC no Brasil.
O sócio diretor da Hubz, José Lavaquial, que integrou a delegação brasileira, afirmou que a iniciativa foi um passo importante para a internacionalização da empresa. “Há algum tempo estamos considerando expandir nossas atividades para a Europa e a missão foi uma ótima oportunidade para coletar informações para apoiar a nossa decisão. A agenda densa e os contatos de alto nível proporcionaram uma imersão qualificada no ecossistema regional de inovação e confirmaram nosso interesse na expansão. Nos próximos dias faremos reuniões de trabalho com algumas entidades visitadas durante a missão para decidir o local e implantar nossa iniciativa”.
A presidente da Anprotec, Adriana Faria, que também participou da missão, destacou o conhecimento obtido por meio das visitas técnicas, enfatizando as oportunidades de softlanding e internacionalização. “Estamos muito contentes com o sucesso da missão. É muito gratificante acompanhar esse networking acontecendo, além de diversos insights que, com certeza, irão se converter em ações e aprendizados que trarão benefícios para o ecossistema de inovação brasileiro. As oportunidades de softlanding e internacionalização identificadas durante a missão são particularmente promissoras e fundamentais para o crescimento e fortalecimento dos nossos ambientes de inovação”, concluiu.
Como foi a Missão Internacional Portugal 2024
Os últimos quatro dias foram de muito aprendizado e networking para os participantes da Missão Portugal. Ao longo da semana, a delegação brasileira visitou grandes instituições de inovação na região centro de Portugal.
Entre as instituições visitadas estavam a Universidade da Beira Interior – UBI Medical, a Incubadora A Praça, a Startup Leiria, o TAGUSVALLEY, o Instituto Pedro Nunes, o Biocant Park, o PCI Creative Science e o Porto Digital Europa. A missão passou por diversas cidades portuguesas, incluindo Aveiro, Coimbra, Covilhã, Fundão e Cantanhede.
A Missão Internacional Anprotec é uma grande oportunidade para conhecer in loco os principais ecossistemas de inovação ao redor do mundo, ampliando a visão dos gestores brasileiros sobre possibilidades de negócios, parcerias e muito mais.
Gostaríamos de agradecer a todos os participantes, instituições e parceiros, especialmente ao Sebrae, ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) e à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), que contribuíram para a realização desta iniciativa.