Estão abertas até 5 de maio as inscrições para o terceiro ciclo do programa gratuito EduStartups do EduX, o hub de educação do Tecnopuc, em Porto Alegre. A iniciativa é voltada para startups com soluções para a área de educação, as chamadas edtechs, e conta com a expertise do hub para prover aceleração do negócio. Isso inclui a realização de provas de conceito (PoCs) no ambiente escolar, essencial para que as startups testem as suas soluções na prática. Totalmente online, o EduStartups é aberto a edtechs de todo o país.
A partir das informações enviadas na inscrição, que é realizada por meio do link https://bit.ly/3vYaadB, serão selecionadas 24 startups na primeira fase do programa. Na segunda fase, será realizado um workshop, no qual 12 edtechs seguirão em frente para o Pitch Day. Ao final, seis startups serão escolhidas para participar do programa. Os nomes das selecionadas serão divulgados em 3 de junho.
As provas de conceito serão realizadas na Marista Brasil, a fim de testar soluções para a educação básica, o que abre um leque de 98 unidades escolares espalhadas pelo país. Com essa possibilidade à mão, as startups terão a chance de validar e aprimorar suas soluções, com potencial para escalá-las em um segundo momento.
“O terceiro ciclo de aceleração oferece às edtechs a oportunidade de ampliar suas redes e conexões, colaborando com suas soluções e aumentando a visibilidade de seus negócios para impulsionar o crescimento. Participar do programa EduStartup também proporciona acesso a recursos disponibilizados através das oportunidades do Tecnopuc, como workshops, networking com potenciais parceiros e destaque no mercado, consolidando-as como atores relevantes no ecossistema empreendedor”, afirma a coordenadora do EduX e professora da PUCRS, Karen Sica.
O programa começa em 27 de junho, quando ocorre o encontro de abertura, e segue até 10 de outubro. Mais informações podem ser obtidas no edital do programa EduStartups: https://bit.ly/49UNTLP
Ciclos anteriores
Em 2022 foi realizado o primeiro ciclo de aceleração do programa EduStartups, no qual se inscreveram mais de 80 startups. Ao total, oito foram selecionadas para o programa: AvaliaSmart, Blox, Eduvem, Kanttum, LYS, Nedu, Qstione e Sqed. Após a finalização do ciclo, as soluções da Nedu foram contratadas para rodarem no Colégio Marista Ipanema, em Porto Alegre.
O segundo ciclo ocorreu em 2023. Nesta etapa, seis startups foram selecionadas para realizar provas de conceito em escolas, processo que resultou em três contratações. As edtechs escolhidas foram eduqhub, pi{code}, Mooney, kiddlePASS, AgendaEdu e Edusense.
Serviço
O quê: programa EduStartups do Tecnopuc
Quando: 27 de junho a 10 de outubro
Onde: o programa é totalmente online
Inscrições: gratuitas no link https://bit.ly/3vYaadB
Edital: https://bit.ly/49UNTLP
Sobre o Tecnopuc
O Tecnopuc – Parque Científico e Tecnológico da PUCRS – é um ecossistema de inovação global que tem como missão ajudar a transformar a sociedade por meio do conhecimento aplicado em negócios inovadores e de impacto ambiental, social e econômico, desenvolvendo e conectando talentos e organizações anywhere a partir da ciência e da tecnologia.
A atuação do Tecnopuc se baseia em quatro áreas: indústria criativa, tecnologia da informação e comunicação, ciências da vida e energia e meio ambiente. Esse ecossistema abriga 250 organizações e 6,5 mil pessoas, conectadas a mais de 150 ambientes de inovação espalhados pelo mundo. Em 10 anos, a meta é desenvolver mil negócios inovadores nesse ambiente.
Algumas das organizações globais expoentes ligadas ao Tecnopuc são Apple Developer Academy, HP, CMPC, ThoughtWorks e Junior Achievement, enquanto as nacionais e startups incluem Globo, Sebrae, UOL Edtech, Grupo 4 (South Summit Brazil), Sulgás, entre muitas outras.