Escolha fortalece a presença brasileira no cenário internacional de inovação
O Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), ex-presidente da Anprotec e atual membro do Conselho Consultivo da Associação, Jorge Audy, foi indicado para a Diretoria Executiva da Associação Internacional dos Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP). A nomeação ocorreu durante a primeira reunião do novo Board Internacional e da Diretoria Executiva da entidade, realizada na última semana em Málaga, Espanha, sede mundial da IASP.
A IASP, que reúne líderes de parques científicos e áreas de inovação de todo o mundo, é reconhecida por seu papel fundamental no desenvolvimento de ecossistemas de inovação globais. A nova Diretoria Executiva, comandada pela Presidente Lena Miranda (Suécia), é composta por Ebba Lund (Dinamarca), Jorge Audy (Brasil), e Salvatore Majorana (Itália). Tratam-se de especialistas em parques científicos (STPs), áreas de inovação (AOIs) e outros espaços de inovação, que irão contribuir com sua vasta experiência em gestão executiva para discutir a estratégia futura da associação e delineando o caminho a ser seguido nos próximos anos.
“Assumir uma das Diretorias Executivas do International Board é uma enorme responsabilidade e também um reconhecimento ao trabalho que todos nós da Anprotec estamos realizando nos nossos Parques Científicos e Tecnológicos e Áreas de Inovação no Brasil. Espero estar à altura desta representação no nosso país e da América Latina na Diretoria Executiva, onde atuarei ao lado da Lena Miranda, do Parque Científico de Linköping da Suécia, e do Salvatore Majorana, do Parque Kilometro Rosso de Milão, na Itália” destaca, Audy.
A reunião em Málaga serviu como plataforma para o delineamento das estratégias futuras da associação. Entre os planos, está a realização de eventos internacionais em Nairobi, Brasil, Canadá, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos em 2024, reforçando o compromisso da IASP em fomentar a colaboração e o compartilhamento de conhecimentos entre seus membros.
A presença de Jorge Audy na Diretoria Executiva da IASP é um testemunho do seu comprometimento e da sua vasta experiência no setor de inovação. Sua trajetória inclui a presidência da Anprotec, onde desempenhou um papel crucial na promoção do empreendedorismo inovador no Brasil. Agora, no cenário internacional, Audy leva sua expertise e visão para contribuir com a expansão e o fortalecimento dos parques científicos e áreas de inovação em todo o mundo.
“Este novo capítulo na carreira de Jorge Audy não apenas reafirma seu papel como uma figura chave para a inovação brasileira, mas também coloca o Brasil em uma posição de destaque no diálogo global sobre ciência, tecnologia e inovação. É um momento de celebração para a Anprotec e para todos os envolvidos no ecossistema de inovação do país”, declarou Leonardo J. Melo, superintendente executivo da Anprotec.
Conferência IASP América Latina 2024
Uma das iniciativas da nova diretoria é a realização da Conferência IASP América Latina 2024. O evento está agendado para ocorrer entre os dias 18 e 20 de março, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e contará com a presença de representantes de parques científicos e tecnológicos, assim como de áreas de inovação da América Latina. Com o tema “Aliança para Inovação – Conectando a América Latina para o Impacto”, a programação de três dias incluirá painéis de discussão, jantar, happy hour, participação no South Summit Brazil 2024 e visitas técnicas a quatro ambientes de inovação do Rio Grande do Sul: Tecnopuc, Tecnosinos, Zenit e Instituto Caldeira.
Pesquisa aprofundada e conhecimento do setor
A base do trabalho da IASP é o conhecimento sobre a indústria de Parques Tecnológicos e Ambientes de Inovação. Este ano, a associação lançará a Pesquisa Global 2024 para identificar as últimas tendências e explorar dados sobre parques científicos, áreas de inovação, distritos de inovação e outros espaços de inovação. A IASP também estará envolvida em uma série de iniciativas de treinamento para centros de inovação em desenvolvimento, e realizará uma série de atividades com base em pesquisas e projetos anteriores sobre relatórios ESG e esforços de ODS na indústria, a fim de destacar casos de melhores práticas.