Por Leonardo J. Melo, superintendente executivo da Anprotec.
À medida que encerramos 2023 e nos preparamos para 2024, é fundamental refletir sobre as conquistas e os desafios enfrentados pela Anprotec em sua atuação no ecossistema de inovação brasileiro. Este último ano foi marcado por avanços significativos e colaborações incríveis, pavimentando o caminho para um futuro ainda mais promissor.
Colocamos para funcionar as engrenagens do Sebraetec Negócios Inovadores, um projeto inédito da Anprotec e do Sebrae, que tem como objetivo conectar empreendedores a incubadoras e aceleradoras em todo o país e que terá um impacto profundo em todo o nosso ecossistema nos próximos anos. Já são mais de 50 ambientes de inovação habilitados a prestar serviços subsidiados para alavancar os negócios inovadores e contribuir para a sustentabilidade financeira desses ambientes em todas as regiões do país.
Nos destacamos também em iniciativas pioneiras, como a liderança do capítulo brasileiro do Female Sci-Tech Capacity Building Center Brazil, promovendo a inclusão feminina no ecossistema de inovação. A diversidade e inclusão são aspectos cada vez mais transversais em nossos projetos e certamente ganharão cada vez mais destaque.
O último ciclo do Ideiaz Powered by InovAtiva foi concluído, assim como o Catalisa ICT, capacitando mais de 1100 empreendedores, que geraram 142 novas empresas. Outro programa importante, o Anprotec Prospecta, intensificou o esforço para conectar ambientes de inovação e suas empresas aos desafios das grandes corporações.
Na área de internacionalização, expandimos fronteiras com a Incubação Cruzada, incluindo um rico ciclo de conexão Brasil-México, e fortalecemos nossa presença na Innovation BRICS Network junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Realizamos uma riquíssima missão de imersão com mais de 30 lideranças nacionais no ecossistema Suíço – que ocupa a primeira posição no Global Innovation Index – seguida da participação na Conferência Global dos Ambientes de Inovação da IASP, em Luxemburgo. Atuamos também no Startup OutReach Brasil, além de realizarmos várias missões virtuais com o Land2Land Connect. Nesse contexto ampliamos a parceria com o Ministério das Relações Exteriores e com a APEX e, sem dúvida alguma, projetamos o nome do Brasil mais uma vez para o mundo da inovação.
A Conferência Anprotec 2023 realizada em Brasília com o tema Inovação e Sociedade foi um marco, reunindo centenas de participantes, com uma programação renovada, dando voz à diversidade e vitalidade do nosso ecossistema. No evento, apresentamos a plataforma InovaLink, que tem o objetivo de ser um mapa vivo e dinâmico, com informações sobre as aceleradoras e incubadoras do Brasil. Em assembleia conduzida no encontro, São José dos Campos, através do PIT – Parque de Inovação Tecnológica, foi aclamada como a nossa sede em 2024. Temos, desde já, a certeza de um grande evento, em um ecossistema que dá sinais de robustez e pujança.
Continuamos a aprimorar competências com o modelo de gestão Cerne. Em 2023, superamos a marca de 100 mecanismos “cernificados”, o que evidencia a ampla aceitação da iniciativa. Além disso, atuamos na estruturação dos ambientes de inovação vinculados à Rede de Institutos Federais e lideramos um programa de capacitação dos ambientes do Estado de Goiás. Mantivemos também uma importante colaboração com o INPI para disseminar práticas de propriedade intelectual.
Tivemos uma presença ativa em conselhos e comitês de instituições fundamentais para que a inovação aconteça no Brasil, como ABDI, CGEE, CNPq, Finep, Sebrae e RNP, além de participar em diversos comitês e grupos de trabalho em iniciativas de diferentes ministérios, incluindo um papel destacado na Enimpacto – Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto, liderada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).Em reconhecimento ao papel estratégico ocupado pela Anprotec no cenário nacional, Guila Calheiros – então Superintendente Executivo da Anprotec – foi escolhido pela Ministra Luciana Santos para ser o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), onde lidera iniciativas importantes como a V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – CNCTI e a renovação do Programa Nacional de Incubadoras e Parques Tecnológicos.
Evidenciando a consistência e a maturidade institucional da Anprotec, tivemos este ano o processo eleitoral para a Diretoria e Conselho Fiscal realizado com êxito total. A atual Diretoria liderada por Chico Saboya – que assumiu a presidência da EMBRAPII em 2023 – conclui o seu mandato com êxito absoluto, recepcionando de forma republicana e fraterna os novos eleitos.
A próxima diretoria da Anprotec, liderada por Adriana Faria é composta por profissionais altamente qualificados e atuantes em nosso movimento, trazendo uma mistura de renovação, inclusão e sustentabilidade em suas pautas.
Por fim, nessa retrospectiva do último ano não poderia faltar uma homenagem a Carlos Bizzotto, um pilar fundamental para a Anprotec e referência para os ecossistemas de inovação, cuja partida em 2023 nos deixa saudades imensas e um legado inestimável, que com toda a honra faremos crescer ainda mais.
Olhando para frente, destacamos que em 2024 completam-se 40 anos do movimento do empreendedorismo inovador no Brasil. Um marco que precisa ser celebrado! Nesse contexto, é tempo de fortalecer ainda mais a Anprotec, que é fruto desta história, criando novos projetos e ações com o engajamento ativo e contínuo de nossos associados e parceiros. Essa conexão é a chave para construir sobre a base sólida que já estabelecemos, garantindo um impacto ainda maior no ecossistema de inovação brasileiro.
Agradecemos a todos que fazem parte da jornada da Anprotec, em especial os nossos Associados, equipe e parceiros. Estamos entusiasmados e preparados para o próximo ano, vislumbrando um período de oportunidades e muitas transformações estruturais para que possamos melhorar a nossa vida em sociedade por meio do conhecimento e da inovação!