Eleição Diretoria Anprotec 2024 – 25: entrevista chapa Inclusão & Prosperidade

Como parte do processo eleitoral para a Diretoria da Anprotec no Biênio 2023 – 24, a Comunicação da Associação elaborou 13 questões para cada uma das chapas que concorrem na eleição. 

Conheça abaixo a Chapa Inclusão & Prosperidade: 

  1. Visão de Futuro: Qual é a visão de sua chapa para o futuro dos ambientes de inovação no Brasil nos próximos anos? Como a Anprotec se encaixa nesse cenário?

Chapa Inclusão & Prosperidade: Mudar o nosso país por meio da inovação como ferramenta de inclusão social e geração de prosperidade/desenvolvimento. O objetivo da nossa gestão será tornar a Anprotec a principal organização de apoio à inovação e empreendedorismo do Brasil, promovendo uma cultura de colaboração, inclusão e sustentabilidade, na qual todas as regiões do país tenham acesso igualitário às oportunidades e recursos disponíveis para inovação no nosso país. Auxiliar os ambientes a terem uma educação e conhecimento da sua auto sustentabilidade.

  1. Desafios Atuais: Quais são os principais desafios que os ambientes de inovação enfrentam atualmente no Brasil e como sua chapa planeja abordá-los?

Chapa Inclusão & Prosperidade: Acreditamos que a sustentabilidade dos ambientes de inovação, aí envolvendo os diversos fatores, são o principal desafio dos nossos associados. Além disso, em agendas realizadas com diversos ambientes de inovação do Brasil, foi possível identificar que o principal desafio é a falta de entrega de valor da Anprotec para com os associados.

  1. Diversidade e Inclusão: Como sua chapa planeja promover a diversidade e inclusão dentro dos ambientes de inovação e na própria gestão da Anprotec?

Chapa Inclusão & Prosperidade: Na nossa gestão vamos fortalecer as redes estaduais e regionais e ampliar os benefícios aos associados. Para isso iremos criar o “CONEXÃO ANPROTEC” que consistirá no programa de aproximação/conexão efetiva e constante entre o Associado e a Associação. Com a figura do profissional de Gestão de Comunidades, os benefícios que serão ofertados para os associados chegarão onde devem chegar. Criação da revista eletrônica (Conexão Anprotec), focada em informações relevantes sobre os ambientes de inovação, contendo conteúdo relacionado às questões científicas, tecnológicas e de negócios desenvolvidos pelos ambientes associados.Iremos disponibilizar uma ASSESSORIA PARLAMENTAR, dedicada ao associado, para colaborar com a captação de recursos de emendas parlamentares, termo de execução descentralizada (TED) e outras ações governamentais. 

Contaremos com uma CONSULTORIA JURÍDICA para construção de ferramentas de gestão para aplicação do marco legal de CT&I (toolkit), de acordo com as necessidades e características de cada Associado. Os Associados terão acesso ao ANPROTEC ACADEMY que será um repositório, público e organizado, de boas práticas contendo as informações primordiais para a criação, implantação e gestão de ambientes de inovação. Além disso, teremos o ANPROTEC PRESENTE, consistirá na participação dos ambientes de inovação associados nos principais eventos de inovação nacional e internacional por meio dos stands físicos da Anprotec nesses eventos.

Reestruturação completa, com a participação dos associados, e já para 2024 do que hoje chamamos de Conferência Anprotec, que poderá ser chamado de ANPROTEC SUMMIT, para que este seja um evento mais dinâmico, com maior integração entre os atores do ecossistema de inovação, além de trazer rodadas de negócios para os ambientes de inovação.

  1. Expansão da Rede: Como sua chapa vê a expansão da rede de associados da Anprotec? Existe um foco em alguma região ou tipo específico de ambiente de inovação?

Chapa Inclusão & Prosperidade: Iremos triplicar a base de associados da ANPROTEC nestes dois anos. Contando com nossa experiência de agregação de valor e em uma nova política de associação INCLUSIVA, para os associados menos maduros e favorecidos.

Trabalharemos em um pacote de entregas separados por grau de maturidade e tipo do associado onde todo mundo se sentirá atendido e pertencido pela ANPROTEC como já trabalhamos nos ambientes que pertencemos e que tiveram resultados extraordinários.

  1. Parcerias Estratégicas: Quais parcerias estratégicas sua chapa considera essenciais para fortalecer ainda mais a Anprotec e os ambientes de inovação que ela representa?

Chapa Inclusão & Prosperidade: Queremos reforçar a parceria com o Sebrae, mas também trazer a CNI, a CNA e a CNC, que podem ser grandes parceiras do nossos ambientes e não criando concorrentes. Queremos trabalhar também com as agências como a ANEEL, ANP, etc. para que possam também co-participar. Retomar as atividades da Rede Nacional de Associações de Inovação (RNAI). Iremos nos aproximar da CONFAP e CONSECTI. Priorizamos a aproximação da Indústria como um todo através das suas associações.

  1. Inovação Aberta: Como sua chapa planeja promover a inovação aberta e a colaboração entre startups, grandes empresas, universidades e o governo? 

Chapa Inclusão & Prosperidade: Tendo em mãos o mapeamento dos ambientes de inovação associados ou não e de seus ativos, criaremos uma plataforma de inovação aberta para catalisar o desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios globais. Uma vez estabelecidas as parcerias estratégicas com entidades que reúnem as grandes empresas globais iremos lançar os desafios para o ecossistema, para que este, trabalhe conjuntamente na proposição de soluções. Esperamos lançar pelo menos 2 desafios anualmente.

  1. Educação e Capacitação: Quais são os planos de sua chapa para programas de educação e capacitação para gestores de ambientes de inovação e empreendedores?

Chapa Inclusão & Prosperidade: Retomar os programas relacionados a capacitação de novos associados, bem como treinamentos para implantação e desenvolvimento de novos ambientes, alinhados à consultoria jurídica, permitindo os melhores arranjos para os potenciais associados à Anprotec. 

Além disso, mediante parceria com outras instituições, como por exemplo, FORTEC, INPI, ANDIFES, CONFAP, CONSECTI, IASP, ANVISA, CNPq para estimular os gestores dos ambientes de inovação sejam capacitados bem como incentivados a participar de programas de mestrado, doutorado, pós-doutorado no país e no exterior.

  1. Internacionalização: Como sua chapa vê a internacionalização dos ambientes de inovação brasileiros? Existem planos para promover conexões com outros ecossistemas ao redor do mundo?

Chapa Inclusão & Prosperidade: A internacionalização ainda é muito pouco explorada pelos ambientes de inovação e normalmente acontece por iniciativas pessoais, que muitas vezes partem do próprio empreendedor. Na nossa gestão iremos promover a aproximação dos ambientes de inovação brasileiros com as câmaras internacionais de comércio e os principais atores globais de inovação para levarmos as tecnologias e negócios brasileiros para o mundo, além de ampliar o diálogo e as ações com a IASP.

  1. Sustentabilidade Financeira: Como sua chapa planeja garantir a sustentabilidade financeira da Anprotec e de seus associados nos próximos anos?

Chapa Inclusão & Prosperidade: O background de parte dos nossos diretores é a iniciativa privada e entidades que nunca receberam recursos públicos para se auto-sustentar. Levaremos este mindset para a nossa gestão.

Em primeiro lugar precisamos ter uma gestão financeira mais profissional e de mercado. Termos um sistema de controle financeiro automatizado junto com um processo de associação da mesma forma automatizado. Tendo esta organização poderemos planejar o futuro de forma mais equilibrada e profissional.

A sustentabilidade virá não só de novos convênios com as entidades listadas acima bem como de produtos e serviços que iremos começar a ofertar ao mercado em conjunto com os nossos ambientes. 

A ideia é influenciarmos a criação de políticas públicas onde todos sejam beneficiados a partir do trabalho que geram: de professores, mentores, departamentos, universidades e ambientes de inovação em geral. Conseguimos construir esta “esteira de prosperidade” em Santa Catarina e agora queremos construir esta mesma esteira no empreendedorismo acadêmico, criando um círculo virtuoso de prosperidade para o nosso país, assim como foi criado em Santa Catarina. Em um período de menos de 7 anos conseguimos crescer mais de 600% em número de empreendedores e arrecadação dos municípios e estado.

  1. Comunicação e Engajamento: Quais estratégias sua chapa tem em mente para melhorar a comunicação entre a Anprotec e seus associados, bem como para engajar mais efetivamente a comunidade de inovação brasileira?

Chapa Inclusão & Prosperidade: Conforme comentado anteriormente, criaremos o CONEXÃO ANPROTEC  que consistirá no programa de aproximação/conexão efetiva e constante entre o Associado e a Associação. Criaremos um departamento de Sucesso do Associado, com a figura do profissional de Gestão de Comunidades. Além disso, iremos fortalecer as redes estaduais e regionais por meio de ações de mobilização: Anprotec Day: eventos e rodadas de debates para construção de redes de conexões com atores do ecossistema local e parceiros estratégicos. Caminhos da inovação: podcast onde os ambientes poderão se apresentar e compartilhar suas experiências exitosas, bem como as dificuldades que enfrentaram e/ou enfrentam.

Criaremos fóruns e grupos regionais de compartilhamento de boas práticas, com criação de templates para que possamos auxiliar os ambientes menos maduros a se desenvolverem com o auxílio da ANPROTEC. Auxiliaremos a criação de planos estratégicos regionais, auxiliando as regiões a encontrarem a sua vocação e plano de desenvolvimento.

Todo engajamento partirá do princípio que o protagonismo virá dos ambientes locais, nada será realizado a partir de Brasília, mas sim das redes locais. A Anprotec será uma aglutinadora, uma facilitadora para execução dos projetos que forem planejados.

  1. Tecnologias Emergentes: Qual é a perspectiva da sua chapa sobre o papel da Anprotec na promoção e integração de tecnologias emergentes nos ambientes de inovação?

Chapa Inclusão & Prosperidade: Essas tecnologias precisam ser difundidas entre os ambientes. Por isso, a importância do mapeamento robusto dos ambientes, seus ativos, bem como seus empreendedores. A troca de informações é primordial.

  1. Retrospectiva e Perspectiva: O que você considera como as maiores conquistas da Anprotec até o momento e quais as aspirações para os próximos anos?

Chapa Inclusão & Prosperidade: Por congregar muitos ambientes de inovação, das diferentes regiões do país, a Anprotec criou uma rede de relacionamento que auxiliou na evolução desses ambientes. Além disso, por ocupar assentos em vários Conselhos, possui o potencial de colaborar na construção de políticas importantes que beneficiem os ambientes de inovação. Entretanto, nos últimos anos, a associação tornou-se um uma instituição que, conforme caminhamos e conversamos pelo Brasil, beneficia apenas um grupo de ambientes de inovação, que por sinal, configuram os ambientes mais maduros, deixando de lado ambientes iniciantes ou que não estão localizados em Estados mais desenvolvidos.

Nesse sentido, o objetivo principal é reformular a Anprotec, que parou no tempo e há tempos deixou de ser efetivamente útil aos ambientes de inovação, fazendo com que nós, gestores desses ambientes, tenhamos que ficar justificando, todos os anos, aos nossos Conselhos o porquê de pagar uma anuidade considerada cara à uma Associação que não nos gera benefício algum. E quem está na ponta sabe que essa é a verdade.

As perspectivas são boas, pois os associados querem a mudança que se faz tão necessária. E nós, de fato, somos a mudança.

  1. Mensagem Final: Que mensagem sua chapa gostaria de deixar para os associados da Anprotec que estão considerando seu voto?

Chapa Inclusão & Prosperidade: Seremos uma gestão genuinamente inclusiva, de acordo com as proposições que escrevemos acima e assim como sempre trabalhamos nos ambientes em que já servimos.

Estruturaremos uma “fábrica” de gerar empreendimentos inovadores nos espelhando nos diversos modelos de sucesso que já construímos. Criando também uma esteira de prosperidade para os empreendimentos acadêmicos, onde temos uma grande oportunidade para mudarmos a realidade do nosso país, com o objetivo principal de diminuir o gargalo existente entre décimo segundo lugar em papers e quadragésimo nono em inovação. 

Nosso sonho grande é mudar o nosso país por meio da inovação como ferramenta de inclusão social e geração de prosperidade/desenvolvimento. Contamos com o voto de vocês.

Conheça mais sobre a Chapa Inclusão & Prosperidade:  

Comunidade Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/E4qNUW7lAf80JtmZXvgEia 

Instagram: https://www.instagram.com/inclusaoeprosperidade/ 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/inclusão-anprotec/