Na última quinta-feira (19), o superintendente executivo da Anprotec, Leonardo J Melo, representou a Associação no encontro do Comitê de Economia de Impacto, que aprovou o texto do plano de trabalho da Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto) para os próximos dez anos. A Anprotec possui um papel como colíder do Eixo 3 do Enimpacto, que foca no Fortalecimento das Organizações Intermediárias.
A reunião foi composta por membros de 25 órgãos públicos e outros 25 do setor produtivo e da sociedade civil e presidido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Além disso, o encontro contou com a participação do economista Muhammad Yunus, de Bangladesh, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2006 pela criação do Grameen Bank, instituição especializada na concessão de microcréditos para pessoas de baixa renda.
A meta do plano é atingir R$ 180 bilhões em investimentos públicos e privados até 2032 para negócios de impacto, ou seja, aqueles que têm foco na solução de problemas sociais e ambientais.
Leonardo J Melo destacou a importância da Anprotec em um assunto tão necessário para o desenvolvimento do país. “Por décadas, a Anprotec tem se mantido no epicentro da inovação e do empreendedorismo no Brasil. Sermos escolhidos como colíderes do Eixo 3 da Enimpacto reforça nossa missão de fortalecer as organizações que estão na interseção entre negócios e impacto social. Acreditamos que este é o momento ideal para integrarmos ações públicas e privadas, visando uma economia que vai além do lucro, priorizando um futuro mais sustentável e inclusivo para o nosso país.”
O texto de proposta de plano de ação será levado a consulta pública. Ao longo do texto estão disponíveis as metas e macro-objetivos de todos os eixos da Enimpacto.
No Eixo III: Fortalecimento das Organizações Intermediárias, no qual a Anprotec é colider, as metas são:
Meta 1:
Certificação de todas as 305 incubadoras e aceleradoras afiliadas à Anprotec com critérios de impacto socioambiental na metodologia CERNE 1.
Meta 2:
380 professores atuantes com o tema de Economia de Impacto participantes da Rede de Impacto na Academia.
Meta 3:
235 Instituições de Ensino Superior participantes da Rede de Impacto na Academia.
O texto completo está disponível em https://www.gov.br/participamaisbrasil/plano-decenal-2023-2032-da-estrategia-nacional-de-economia-de-impacto-enimpacto