Nesta segunda-feira, 4/9, a delegação brasileira, composta por 32 representantes de 7 estados brasileiros, iniciou a agenda técnica da missão IASP 2023, em Zurique. A Missão Internacional Anprotec tem como objetivo oferecer aos participantes uma a oportunidade de estabelecerem um relacionamento, e buscarem parcerias, conhecendo o ecossistema de inovação da Suíça, país que ocupa a 1a posição no ranking dos países mais inovadores do mundo, segundo o Global Innovation Index (2022).
A Missão será realizada entre os dias 4 e 15 de setembro de 2023. Para a data de hoje estavam confirmadas as agendas com Switzerland Global Enterprise (SGE), State Secretariat for Education, Research and Innovation (SERI), Innosuisse – Swiss Innovation Agency, Swissnex e por fim a Embaixada do Brasil em Berna.
Iniciando as atividades, o SGE deu boas-vindas à delegação em português e em seguida, Liv Minder, director investment promotion, apresentou a Switzerland Global Enterprise (SGE), uma instituição suíça de destaque que oferece uma ampla gama de serviços para empresas que desejam expandir internacionalmente. Seus principais serviços incluem consultoria especializada em comércio internacional, suporte na identificação de oportunidades de mercado, assistência na entrada em novos mercados, networking estratégico e orientação sobre questões regulatórias e aduaneiras.
Na sequência foi momento da delegação conhecer a próxima instituição presente, o SERI. Conforme explicou, Daniel Egloff, head of Innovation at SERI, o State Secretariat for Education, Research and Innovation (SERI) atua no desenvolvimento e na coordenação das políticas de educação, pesquisa e inovação do país. E, se dedicam, principalmente na formulação de políticas educacionais, no financiamento de projetos de pesquisa e inovação, no apoio à colaboração internacional em pesquisa e no estímulo à excelência acadêmica.
Com uma atuação complementar, foi a vez da Innossuisse – Swiss Innovation Agency, se apresentar. A anfitriã, Prabitha Urwyler, scientific officer bilateral cooperation da Innosuisse, explicou que a instituição está dedicada a impulsionar a inovação e o empreendedorismo. Seus principais serviços incluem o financiamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento, o apoio ao desenvolvimento de startups e empresas inovadoras, além de promover a colaboração entre empresas e instituições de pesquisa. A Innosuisse desempenha um papel essencial no fomento da inovação na Suíça, contribuindo para o crescimento econômico e o avanço tecnológico da região.
Em seguida, a delegação foi apresentada a Malin Borg, head do escritório da Swissnex no Rio de Janeiro. A Swissnex trabalha para promover a colaboração internacional e a inovação por meio de suas atividades de conexão e intercâmbio. Seus esforços no Brasil estão concentrados em facilitar parcerias entre instituições suíças e estrangeiras, promover a internacionalização de startups e fornecer apoio na realização de eventos e programas educacionais.
Para fechar a programação do primeiro dia da IASP, o Secretário Diogo Rosas Gugisch, chefe do setor político da Embaixada do Brasil em Berna, recebeu a delegação e afirmou que a Embaixada se dedica na promoção das relações diplomáticas e comerciais entre os dois países, a partir da facilitação de negócios bilaterais, promoção da cultura brasileira e na coordenação de esforços para o fortalecimento da cooperação entre Brasil e Suíça em diversas áreas, como comércio, ciência e educação.
A Missão Internacional é realizada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).