Na tarde desta segunda-feira (7), iniciou-se o primeiro dia da agenda executiva das startups brasileiras selecionadas no programa de incubação cruzada Brasil-México.
A agenda inicial da delegação brasileira foi marcada com a participação no Dia da Inovação Brasil-México, realizado na Cidade do México. O evento, organizado pela Embaixada do Brasil no México, teve como proposta o estímulo e a ampliação do diálogo sobre a inovação, internacionalização e o aumento da cooperação entre os dois países.
Ao longo do evento, a Anprotec, representada por Luis Gustavo Peles, coordenador da Área de Relações Internacionais, falou sobre a importância deste programa de intercâmbio. “A colaboração entre Brasil e México nesta incubação cruzada representa uma ponte estratégica para a inovação em nossos países. Estamos abrindo portas para um futuro compartilhado, em que as startups podem crescer e prosperar além das fronteiras nacionais,” afirmou Peles. A IDEA GTO, representada por Juan Antônio Reus, e a Embaixada do Brasil no México apresentaram as startups selecionadas para a imersão em ambos os países.
A empreendedora Tatiana Magalhães, da startup DECOY, destacou os benefícios provenientes do programa. “Participar deste evento, foi uma excelente chance de nos mostrarmos para o mercado com o intuito de apresentar as nossas inovações que causam impactos positivos para a sociedade. O programa tem gerado muitas oportunidades de conexões, aprendizados, parcerias e muito conhecimento”, afirma.
As startups brasileiras selecionadas foram: Bymycell, DECOY, Ylive, IZAgro e Neokohm. Já do lado mexicano, as startups foram: Control Biológico y Manejo Bioracional de Cultivos de Interés Agrícola, Carbon trace, Terralgal eco, Hadosbiotec e Origeen greener cities.
Leonardo J Melo, superintendente executivo da Anprotec, ressaltou o impacto positivo da internacionalização para startups, destacando a visão da organização em apoiar empreendimentos inovadores em sua jornada global. “A internacionalização não é apenas um passo adicional no crescimento de uma startup, mas uma parte essencial de sua evolução. Atuar de maneira global não apenas traz melhores resultados, mas também fomenta uma mentalidade mais aberta, resiliente e adaptável. Na Anprotec, estamos empenhados em trabalhar junto aos ambientes de inovação e às startups para desenvolver essas competências, criando pontes de cooperação e abrindo caminhos para o sucesso no cenário internacional. Nossas iniciativas, como o programa de incubação cruzada Brasil-México, são parte fundamental desse compromisso, oferecendo oportunidades únicas para empreendimentos inovadores aprenderem, se conectarem e crescerem além das fronteiras,” afirmou Melo.