O secretário-executivo Luis Fernandes afirmou que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação vai lançar um programa de recuperação e expansão da infraestrutura de pesquisa do país. O novo Pró-Infra terá uma linha específica para consolidar e expandir a infraestrutura de pesquisa nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste em parceria com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, além de atender a infraestrutura voltada para os temas prioritários para o desenvolvimento nacional, como saúde, defesa, transição energética, transição ecológica e transformação digital. O anúncio foi feito durante apresentação dos programas de investimentos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) na sexta-feira (18), na Academia Brasileira de Ciências.
“O objetivo é colocar o Brasil em condições de desenvolver projetos científicos e tecnológicos de ponta, focado no apoio a programas estratégicos nacionais e ao desenvolvimento industrial em áreas prioritárias”, explicou o secretário Luis Fernandes, acrescentando que a parceria com os estados vai promover a integração e reduzir assimetrias no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Luis Fernandes ressaltou que o Pró-Infra faz parte dos 10 Programas e Projetos Estruturantes e Mobilizadores aprovados pelo Conselho Diretor do FNDCT por unanimidade. Para o secretário, a principal conquista do atual governo na área de C,T&I foi a recomposição integral do FNDCT, que dispõe de R$ 10 bilhões para investimentos em 2023, divididos entre recursos reembolsáveis e não reembolsáveis.