A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública de fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) divulgou nesta terça-feira (29) a aprovação da suplementação de recursos concedida aos projetos do Edital Parques Tecnológicos, no valor de R$ 240 milhões. O montante irá atender a 19 Parques Tecnológicos do País.
O evento online de divulgação teve a participação da ministra da pasta, Luciana Santos, do presidente da FINEP, Celso Pansera, do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, Ignácio Arruda, e do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do (MCTI), Guilherme Coutinho Calheiros, Presidente da Embrapii, Francisco Saboya e o Chefe de Gabinete, Rubens Diniz.
Francisco Saboya, presidente da Anprotec, presente ao evento, ressaltou a alegria da Associação com esse novo anúncio. “A Anprotec se sente extremamente contemplada e deixa seu abraço e felicitações para o Ministério para a Finep por ter mais uma vez ter atendido ao anseio e as expectativas dos ambientes de inovação desse país, que tanto geram empregos qualificados e promovem transformações substanciais no tecido urbano, no estado e nas regiões onde eles estão implantados”.
Devido à recomposição do FNDCT – Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, ocorrida este ano, a Finep aprovou, junto ao Conselho Diretor do Fundo, a suplementação de recursos para atender propostas qualificadas em editais lançados no âmbito do PAI – Plano Anual de Investimentos 2021 e 2022. Ao todo foram aprovados 133 projetos, 78 da Diretoria de Inovação e 55 da Diretoria Científica e Tecnológica, esses envolvendo Parques Tecnológicos.
Segundo o presidente da FINEP, isso acontece devido ao grande número de propostas com elevado grau de maturidade obtidas pela Finep nos editais que, na ocasião, por falta de recursos, não puderam ser contempladas. Agora, com a recomposição do FNDCT e a aderência dos projetos às diretrizes do PAI 2023, o apoio foi aprovado.
“Agora nós estamos colocando quase o dobro do que era a ideia inicial, serão mais 240 milhões em recursos para os parques tecnológicos que darão muito impacto na geração de empregos, de novos negócios e de soluções tecnológicas nas mais variadas regiões do país”, declarou.
Segundo a ministra, os parques tecnológicos são estruturas fundamentais para soluções tecnológicas que atendem às principais necessidades e demandas das regiões e aproximam o conhecimento científico dos desafios reais da sociedade e do país através da interação entre empresas e instituições de ciência e tecnologia.
“Esses recursos destinam-se à expansão e modernização de estruturas em operação e hubs de inovação, favorecendo o surgimento de startups, empresas de base tecnológica e estimulando a cultura de inovação do país, que é o principal desafio que nós temos pela frente”, afirmou.
O principal objetivo da suplementação é incentivar o desenvolvimento tecnológico local e regional, o aumento da competitividade e a interação entre empresas e instituições de Ciência e Tecnologia, além de promover ecossistemas de Inovação e da sociedade do conhecimento.
Leonardo J Melo, superintendente executivo da Anprotec, reiterou que “O anúncio deste investimento pela FINEP e MCTI demonstra o reconhecimento da essencialidade dos parques tecnológicos no cenário inovador brasileiro. Desde a Anprotec, temos trabalhado incansavelmente para consolidar e ampliar os ambientes de inovação em todo o país. Esse aporte de recursos, praticamente dobrado em relação à previsão inicial, trará um impulso sem precedentes para a inovação, pesquisa e desenvolvimento. Além disso, é uma prova clara do comprometimento do governo em apoiar as bases tecnológicas, as startups e, acima de tudo, o ecossistema de inovação brasileiro. Seguimos confiantes de que, juntos, estamos pavimentando um caminho próspero para o futuro da inovação no Brasil”.
Confira abaixo a lista dos parques contemplados com os recursos adicionais:
Assista à transmissão em https://www.youtube.com/watch?v=A14zarbPDgE