A iniciativa de incubação cruzada Brasil-México, realizado pela Anprotec, em parceria com a Embaixada do Brasil no México, o Instituto de Inovação, Ciência e Empreendedorismo para a Competitividade, do Governo do Estado de Guanajuato dos Estados Unidos Mexicanos “IDEA GTO”, e o SEBRAE, teve como proposta o estímulo e a ampliação do diálogo sobre a inovação, internacionalização e o aumento da cooperação entre os dois países.
Durante uma semana repleta de atividades diversificadas, as startups brasileiras e mexicanas selecionadas tiveram a oportunidade de explorar ecossistemas inovadores, trocar conhecimentos e estabelecer laços para futuras colaborações. Das cinco startups brasileiras selecionadas, quatro são do Estado de São Paulo. Além disso, um marco significativo dessa iniciativa é a seleção da Incubadora Supera, situada em Ribeirão Preto, São Paulo, como a incubadora escolhida para receber as startups mexicanas no Brasil.
Leonardo J Melo, superintendente executivo da Anprotec, ressaltou o impacto positivo da internacionalização para startups. “Na Anprotec, estamos empenhados em trabalhar junto aos ambientes de inovação e às startups para desenvolver essas competências, criando pontes de cooperação e abrindo caminhos para o sucesso no cenário internacional. Nossas iniciativas, como o programa de incubação cruzada Brasil-México, são parte fundamental desse compromisso, oferecendo oportunidades únicas para empreendimentos inovadores aprenderem, se conectarem e crescerem além das fronteiras,” afirmou Melo.
Confira a seguir algumas das principais atividades que ocorreram na agenda executiva do programa:
07/08: Início do Programa
No primeiro dia, as startups brasileiras participaram de um evento chamado Dia da Inovação, realizado na Cidade do México. O evento tinha como foco estimular o diálogo sobre inovação, internacionalização e cooperação entre os dois países.
Durante esse evento, a Anprotec, representada por Luis Gustavo, juntamente com a IDEA GTO e a Embaixada do Brasil no México, apresentaram as startups selecionadas para participar do programa. Esse momento marcou o início oficial das atividades da semana executiva.
“Foi uma excelente oportunidade de nos mostramos para o mercado com o intuito de mostrar as nossas inovações que causam impactos positivos para a sociedade. Após a apresentação, fui convidada pela Angelica para participar de um evento de tecnologia na Colômbia para apresentar nossa empresa. A Vanessa Muñoz Salgado da Makesence Américas me convidou para conversarmos sobre nossas tecnologias e o impacto sustentável delas na sociedade. E, também fui convidada a fazer parte do clube de negócios de Portugal, pela Lilia Lustosa. Além disso, entrei em contato com a equipe de GTO, falei com as startups, Chema e Edgar Larios que me passaram várias dicas e contatos com pessoas e instituições que podem me ajudar a entender melhor o mercado de saúde animal aqui no México e avaliar as principais dores dos produtores e principais barreiras regulatórias do setor”, afirmou Tatiane Magalhães, da startup DECOY.
08/08: Visitas Técnicas e Educação
No segundo dia, as startups brasileiras tiveram uma série de visitas técnicas em Querétaro:
“Além de indústrias automobilísticas, a região é muito forte no agronegócio, sendo uma grande produtora de alimentos, como carnes e legumes. Portanto, não demorou muito para fazermos bons contatos em reuniões de networking. Tivemos muitas trocas, com industriais, gestores de empresas, e líderes de governo. Em especial, um dos participantes que conhecemos gostou muito da nossa tecnologia e nos convidou para realizar visitas em transportadoras da região, as quais precisam de soluções como a da Neokohm, pois estão enfrentando muitas perdas de mercadorias por falta de controle de temperatura. Estamos em contato para realizar esta agenda o mais breve possível. Gostaria de agradecer a Anprotec, a Embaixada do Brasil no México, a IDEA-GTO e os demais organizadores deste programa pela oportunidade em representar o Brasil no mesmo”, declarou Allan Carniel, da startup NEOKOHM.
09/08: Treinamentos de Gestão e Planejamento
No terceiro dia, o foco foi no aprimoramento das habilidades de gestão e planejamento das startups brasileiras. Quatro treinamentos distintos foram conduzidos:
“Os workshops apresentados durante o dia 09/08 tiveram um impacto significativo para avaliarmos criticamente nossas startups e conhecermos com mais profundidade o ecossistema de inovação e agronegócio no México. O planejamento para “softlanding” foi focado na captação de recursos para internacionalização das operações. Fizemos uma atividade em grupo sobre projeções financeiras e mecanismos de objetivos de avaliação de progresso, onde montamos um “case” sobre crescimento e captação das startups. Todos os palestrantes se prontificaram a colaborar conosco e compartilharam contatos”, disse Natanael Leitão, da startup Ylive.
10/08: Mais Visitas Técnicas
No penúltimo dia as atividades foram divididas em várias cidades:
“O quarto dia da missão foi de extrema importância para as startups visualizarem oportunidades financeiras, operacionais e estratégicas. Estreitando os laços com os mexicanos, vemos enormes sinergias para atuação em dois mercados diferentes, como catalisar nossa atuação no Brasil”, reiterou Matheus, da startup IZAgro.
11/08: Encerramento e Perspectivas Futuras
O último dia do programa incluiu:
“Para finalizar este dia e esta semana repleta de boas conexões, nos despedimos do Valle de la MenteFactura com uma carinhosa sessão de encerramento das atividades, onde representantes da IDEA-GTO, Anprotec e Embaixada proferiram palavras de agradecimento e as startups brasileiras compartilharam suas experiências, desejos futuros e profunda gratidão pela oportunidade em participar deste programa. Tivemos sessão de fotos, abraços, trocas de contatos e sentimento de dever cumprido. No retorno a Cidade do México, muitos elogios, sugestões e reflexões tomaram conta dos empreendedores brasileiros. Ao longo da semana interagimos com startups, empresas, institutos de pesquisa, produtores, agricultores e mentores. Agora é hora de colocar as mãos na massa em busca de novas oportunidades. Valeu demais participar desta incubação cruzada. Mais Brasil para Guanajuato, mais Guanajuato para o Brasil. Hasta luego México”, ressaltou Stela Virgilio, da startup ByMyCell.
A expectativa é que esse intercâmbio entre as startups brasileiras e mexicanas continue a fortalecer os laços e estimule o desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras nos países.