Na última semana, a Anprotec coordenou a 1ª reunião do Comitê Gestor da Rede BRICS de Inovação (iBRICS), uma iniciativa que visa expandir, fortalecer e ampliar as conexões dos ecossistemas de inovação dos países envolvidos. Estiveram presentes representantes dos 5 países membros: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Na ocasião, Leonardo Melo, superintendente executivo da Anprotec, afirmou que “As ações e projetos de internacionalização que a Anprotec conduz, como as Missões Internacionais anuais, eventos como o land2land Connect para conectar startups brasileiras com ambientes de inovação estrangeiros, a Incubação Cruzada para impulsionar empresas inovadoras e a certificação CERNE, que visa aprimorar a capacidade das incubadoras de gerar empreendimentos inovadores de sucesso, têm uma aderência intrínseca com os objetivos da rede iBRICS, além de possuírem excelentes resultados ao longo dos últimos anos”.
Os objetivos gerais do iBRICS incluem a promoção do diálogo e conhecimento mútuo entre os participantes, capacitação por meio de cursos conjuntos para gestores e especialistas, facilitação da incubação cruzada entre os países do BRICS e apoio ao estabelecimento transnacional de empresas de alta tecnologia nos países membros.
Luís Gustavo Peles, coordenador de iniciativas de internacionalização da Anprotec, detalhou os números de cada um dos programas da Associação. “Foram realizadas 18 edições de Missões Internacionais, em 22 países, onde foram qualificados cerca de 216 profissionais. No land2land Connect foram realizadas imersões em parceria com mais de 15 países, com 75 novos parceiros estrangeiros e 815 empreendedores registrados. As iniciativas de Incubação Cruzada foram realizadas em 9 edições, em 5 países, com 45 startups brasileiras e 30 estrangeiras. E por fim, no que diz respeito ao CERNE, foram realizadas 2 viagens no Brasil, com participantes de 7 países, com mais de 20 profissionais qualificados”.
Em seguida, dando continuidade a reunião, foi acordado que em 30 dias, em 22/9, serão enviadas à Anprotec propostas de trabalho de cada país que serão avaliadas e, posteriormente, utilizadas para a construção de uma proposta conjunta da rede iBRICS. “Por fim, nós propusemos como desafio um convite para que a rede apresente esse plano de trabalho na Conferência Anprotec 2023”, finalizou Leonardo Melo, superintendente executivo da Anprotec.
Sobre o iBRICS
A parceria iBRICS – Innovation Brics Network, é um modelo executivo de colaboração em inovação entre os membros do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que está ganhando destaque como um mecanismo de estímulo à cooperação e troca de experiências entre parques científicos, tecnológicos, incubadoras e aceleradoras de empresas de base tecnológica desses países.
Para promover a internacionalização de empresas inovadoras, a parceria iBRICS ofereceu soluções como a Missão de Parques Tecnológicos Brasileiros à Rússia, realizada em 2018 e o Programa Agritech Brasil-Índia de Incubação Cruzada, realizado em 2019-2020. Essas iniciativas realizadas, bem como as do futuro, têm como objetivo aproximar os ecossistemas de inovação do dos países, fomentando a cooperação e a integração dos mercados.