Nesta terça, 29/8, a Anprotec esteve presente na assembleia de lançamento da Rede de Ambientes Paulistas de Inovação (API), no Campus Butantã da USP. A iniciativa é pioneira em reunir 24 ambientes de todo o estado de São Paulo, para atuar em conjunto, gerar indicadores e sugerir políticas públicas de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação para o estado.
Segundo Leonardo J Melo, superintendente executivo da Anprotec, o lançamento da Rede de Ambientes Paulistas de Inovação (API) é um marco significativo para o ecossistema de inovação do estado de São Paulo e para o Brasil. Visando integrar e unificar os esforços de 24 ambientes de inovação, o estado amplifica o impacto das políticas públicas e das ações de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Ficamos entusiasmados em observar iniciativas como a Rede API, pois elas refletem a maturidade do nosso setor e a consciência coletiva de que, juntos, podemos alcançar muito mais. A Anprotec reforça seu compromisso com o fortalecimento dessas redes regionais, uma vez que, a partir das lideranças locais, o que se pretende é um movimento nacional vibrante e articulado entre si para superar os desafios e potencializar as oportunidades da inovação em nosso país”, afirmou.
Daniel dos Santos Leipnitz , vice-presidente da Anprotec, e Jardel Matos, diretor de Redes e Associados, também estiveram presentes no evento e fizeram apresentações ressaltando a importância das redes estaduais de ambientes de inovação.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, iniciativas como a Rede API ajudam o Brasil a quebrar paradigmas e paradoxos do ecossistema de inovação: “Essa iniciativa é fantástica, é fundamental estarmos conscientes sobre como isso pode ser amplificado para o Brasil. Somos grandes produtores de conhecimento e esse conhecimento precisa chegar até a sociedade.”
Durante a assembleia, Paula Lima, diretora-presidente do Cietec, foi eleita para ocupar a liderança da Rede API. “A API nasce de um movimento orgânico nosso, dos ambientes de inovação de São Paulo, numa visão coletiva a respeito da necessidade de uma articulação coletiva para potencializar o impacto de cada ambiente. Todos na mesma direção: rumo à formulação de políticas públicas direcionadas ao fomento do progresso tecnológico e da inovação”, ressaltou Paula.
A Diretoria Executiva é também formada por André Santos, diretor administrativo-financeiro, Flavio Anequeni, diretor de associados, Marcos Godinho, diretor institucional e Álvaro Duarte de Oliveira, diretor técnico.
Conheças os ambientes integrantes da Rede API:
Com informações de: CIETEC