Os Investimentos e Negócios de Impacto vem ganhando relevância como caminho para uma nova economia, capaz de combinar a prosperidade econômica com a inclusão social e a sustentabilidade ambiental.Para fortalecer estes empreendimentos e as soluções que entregam para resolução de problemas do Brasil, o Grupo de Articulação Pró-Simpacto (GAS) incentiva a criação de coletivos estaduais e municipais que trabalhem por um ambiente institucional favorável ao desenvolvimento dos negócios de impacto no país.
Ao todo, dez Estados já aprovaram legislações específicas para os negócios de impacto: AL, CE, DF, ES, GO, MG, PE, PB, RJ e RN. Também tramita no Senado Federal o Projeto de Lei 3284/2021, que estabelece o Sistema Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Simpacto), que visa organizar o conjunto de políticas subnacionais e articulá-las entre si, criando uma estrutura de governança que auxilie o processo de tomada de decisão e maior sinergia e cooperação entre as diversas instâncias.
O projeto de desenvolvimento do Sistema Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto (Simpacto) surge em um período em que convergem duas tendências que marcarão as próximas décadas, no Brasil e no mundo. Por um lado, a crescente percepção de que negócios e investimentos precisam ser reconfigurados, rumo a uma economia próspera e geradora de impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente. Por outro, a pandemia, que agravou as históricas fragilidades da sociedade brasileira, trazendo a necessidade urgente de implementação de medidas capazes de revitalizar a economia e, simultaneamente, combater as carências, reduzir as desigualdades e criar oportunidades de renda, qualidade de vida e real desenvolvimento para o país e sua população. O objetivo do Simpacto é articular os três níveis federativos do poder público em cooperação com atores privados para promover políticas públicas voltadas ao ecossistema de negócios e investimentos de impacto no Brasil.
O Sistema deve se desenvolver a partir da mobilização dos atores envolvidos numa perspectiva de inovação em políticas públicas e de geração de benefícios positivos para a sociedade e o meio ambiente. Será criado pelos devidos processos formais e legais e deverá ser um instrumento para formulação e implementação de políticas públicas, a serviço do bem-comum, articulando instituições do Estado e da sociedade civil com a finalidade de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de empreendimentos capazes de gerar soluções de mercado para os problemas sociais e ambientais brasileiros.
As inscrições são destinadas a pessoas que já atuam no ecossistema de impacto, em nível local, estadual ou nacional.
Esperamos legisladores e gestores públicos de todo o país, e também representantes de organizações do setor privado, da sociedade civil, investidores e empreendedores de impacto que trabalhem em prol do ecossistema.
Para integrar o movimento, envie os seus dados no formulário abaixo. Você será direcionado ao grupo que está atuando em seu Estado. Caso ainda não exista um coletivo em sua unidade da federação, este poderá ser criado a partir das inscrições dos novos interessados.
Saiba mais em https://lnkd.in/dDxnjFxP