O Ministério das Relações Exteriores divulgou um comunicado destacando a consolidação do Kildare Innovation Campus como um dos principais ecossistemas de inovação na Irlanda. O campus, localizado a 60 km de Dublin, ocupa uma área de 90 hectares e abriga unidades de pesquisa e desenvolvimento de empresas renomadas.
Com investimentos privados de 2 bilhões de euros, o objetivo do Kildare Innovation Campus é se tornar o estabelecimento mais abrangente do gênero na União Europeia, promovendo sinergias entre empresas, startups, instituições acadêmicas e agências governamentais. O campus já possui setores dedicados a data centers e empresas de informática, laboratórios de pesquisa biomédica e infraestrutura energética.
O foco do campus é fornecer recursos para startups desenvolverem produtos e serviços inovadores em setores prioritários, como computação quântica, semicondutores, tecnologia espacial, robótica, inteligência artificial, materiais recicláveis e saúde digital. Para isso, são disponibilizados equipamentos e espaços físicos, incluindo laboratórios, impressoras 3D, instalações de teste de robótica e computadores de última geração. Entre os projetos em andamento estão o desenvolvimento de rádio híbrido-fotônico para comunicações espaciais e aplicações médicas avançadas.
O Kildare Innovation Campus mantém parcerias com instituições de ensino de destaque na Irlanda, como a Maynooth University, Trinity College, Dublin City University, Technology University (TU) Dublin e University College Dublin. Além disso, busca estabelecer parcerias com universidades e instituições de pesquisa de outros continentes, visando apoiar empresas e promover laços comerciais com mercados importantes, como Reino Unido, União Europeia e Estados Unidos.
O funcionamento do campus é baseado em padrões de sustentabilidade, com autonomia energética, reaproveitamento hídrico, climatização eficiente, integração paisagística e transporte verde, utilizando carros elétricos e bicicletas dentro do campus.
A escolha da Irlanda e do município de Kildare para sediar o Kildare Innovation Campus foi motivada pelas vantagens competitivas locais, incluindo a aplicação integral dos regulamentos da União Europeia, a presença de várias empresas multinacionais no país e a proximidade com grandes empresas globais sediadas em Kildare.