Ao longo dos últimos seis meses, o programa Catalisa ICT – iniciativa que acelera e fomenta negócios inovadores de base tecnológica – viabilizou o atendimento para mais de 200 planos de inovação em todas as regiões do Brasil. O atendimento está sendo realizado pelos 72 mecanismos (22 Núcleos de Inovação Tecnológica – NIT’s, 30 Laboratórios, e 20 Incubadoras e Aceleradoras) credenciados no programa, sendo 27 da região Sul, 21 da região Sudeste, 14 da região Nordeste, 5 da região Centro-Oeste e 5 da região Norte. Além desses mecanismos, o Catalisa ICT contou também com uma lista de 29 instituições reservas.
Os pesquisadores foram atendidos pelos mecanismos de inovação credenciados pela Anprotec e pelo Sebrae. Os atendimentos têm duração de até 10 semanas e uma carga horária média de 18 horas.
Para realização dos atendimentos, o Catalisa ICT contou com um fundo garantidor de crédito de R$ 160 milhões divididos igualmente entre Sebrae e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) para suprir a necessidade de garantia e facilitar o crédito no financiamento de projetos de inovação, facilitando a busca de investimentos.
O programa consiste em quatro etapas, sendo “Mobilizar para Inovar” a primeira delas. Nessa fase são realizados workshops online para mobilização de pesquisadores e entidades dos ecossistemas de inovação, publicação do edital e seleção de pesquisas com potencial de inovação. Na sequência, vem a fase “Aprender e estruturar”, em que os pesquisadores selecionados são capacitados em áreas do empreendedorismo. A segunda etapa também seleciona os planos de inovação dos pesquisadores e os aloca em projetos de inovação de pequenos negócios.
Atualmente, o Catalisa ICT está na terceira etapa, de “Desenvolver e Testar”, que consiste em fomento, capacitações, mentorias e orientações de abertura de empresa para os Planos de Inovação dos pesquisadores aprovados. Além disso, nesta fase acontece também a seleção e contratação de projetos de PD&I de pequeno negócio de base tecnológica para fomento.
A próxima etapa “Inovar e Escalar” envolve aproximação entre pequenos negócios de base tecnológica e empresas inovadoras, e também com investidores para acesso ao capital empreendedor. Por último, é estimulado à internacionalização das empresas criadas.
O Catalisa ICT é uma iniciativa realizada pelo Sebrae que tem como objetivo oferecer recursos e ferramentas para inserir pesquisadores científicos, mestres e doutores no ecossistema de inovação. A Anprotec é parceira na realização do programa, e atua na gestão dos atendimentos dos mecanismos promotores de inovação. O Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) é parceiro estratégico do Catalisa ICT, possibilitando um canal de comunicação com os NIT’s e os laboratórios.
Milhares de estudos e pesquisas são produzidos anualmente no Brasil, porém ainda há o desafio de se converter o trabalho teórico em soluções práticas e negócios inovadores. Neste sentido, o Catalisa ICT incentiva os pesquisadores a transformarem suas descobertas em novos negócios de base tecnológica, aproximando as universidades e centros de pesquisa das necessidades da sociedade.