Aconteceu na manhã de hoje (5), a cerimônia de abertura da 32ª Conferência Anprotec. Com um público de mais de 800 pessoas, a cerimônia contou com a presença de representantes da Anprotec, do co-realizador do evento, o Sebrae, do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação e dos organizadores locais, da aceleradora GetIn, da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Salvador, além dos representantes governamentais das parceiras estratégicas.
Francisco Saboya, presidente da Anprotec, deu início ao evento externalizando a satisfação em realizar o evento de forma presencial, após dois anos de edições virtuais, destacando a importância da realização de eventos deste porte para a contribuição na produção de conhecimento e conexões. Em seguida, Rosana Jamal, diretora de empresas da Anprotec, complementou com a necessidade de se construir cenários com mais diversidade para impulsionar a inovação, apresentando a iniciativa Female Scitech Capacity Building Program, em que a Anprotec foi convidada para ser membro fundador.
O próximo participante foi Luis Gaban, diretor de inovação da Prefeitura de Salvador, que agradeceu, em nome da prefeitura, a oportunidade de receber o evento na cidade, ressaltando a parceria entre as instituições.
O futuro da inovação do país foi o tópico abordado pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo da Bahia, Pinho Joazeiro que tratou sobre criação de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação que irão pautar o governo nos próximos anos.
Em sua vez, Alzir Antonio Mahl, CEO da GetIn, explicou os processos e produtos oferecidos pela aceleradora de negócios e startups, além da importância de converter o conhecimento gerado na academia em mercado e empreendimentos inovadores.
Encerrando-se a cerimônia de abertura, iniciou-se oficialmente as atividades da 32ª Conferência Anprotec, com plenária conduzida por Bruce Katz, Co-Fundador e Diretor da Nowak Metro Finance Lab.