Na programação dos últimos dois dias da missão a delegação teve a oportunidade de visitar no dia 20 de outubro, quinta-feira, empresas oriundas de ambientes de inovação CERNE, como: Softplan, Nanovetores e Neoprospecta, localizadas no Sapiens Parque. E no período da tarde a agenda foi dedicada ao MIDITEC, “CERNE 2” – eleita 5ª melhor incubadora do mundo em 2019 pela UBI Global e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), no Primavera Garden Center.
E, no dia 21 de outubro, a agenda teve início com a visita ao CELTA, “CERNE 2”, premiado diversas vezes como a melhor incubadora Tecnológica e melhor empresa graduada do Brasil, localizado no Parque Tecnológico Alfa. A delegação foi recebida pelo diretor executivo da incubadora, Tony Chierighini, responsável por apresentar em detalhes os atores do ecossistema de inovação de Florianópolis.
A conclusão da missão foi programada com uma visita a incubadora de empresas INAITEC, “CERNE 1”, localizado no Parque Tecnológico da Pedra Branca, área que se destaca se destaca por diversos prêmios, como de Urbanismo, da Bienal de Buenos Aires em 2007, do Financial Times de Londres em 2008 e o convite em 2009 pela Fundação Bill Clinton, para integrar o programa de Clima Positivo. Durante a visita, Marcelo Ramos – presidente da Pedra Branca, Guillermo Vieira – presidente e Diego Chierighini – diretor executivo do Inaitec, apresentaram a transformação histórica da região, do bairro Pedra Branca (fazenda) ao Parque Tecnológico da Pedra Branca e suas empresas. Por fim, como consequência desta jornada contínua de desenvolvimento, as empresas do parque, ADDMOTION, ZEDIA, DUE Laser e Pronutra apresentaram seus cases de sucesso.
Esta foi uma inciativa do programa Diplomacia da Inovação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, realizada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos inovadores (Anprotec), apoiada pela prefeitura de Florianópolis e o Sebrae SC.