Ocorreu na manhã desta sexta-feira (26/08) a 23ª edição do webinar AnproTalks, que transmitiu ao público uma palestra com especialistas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI sobre o Trâmite dos Projetos Prioritários em processos que envolvem a proteção de direitos de propriedade industrial pelo uso de patentes.
Com a participação de Irene von der Weid, pesquisadora do INPI e chefe substituta da DIESP da Diretoria de Patentes do Instituto, Vanderlei das Neves Jesus, gestor de tramitação prioritária dos processos de patentes do INPI e a mediação de Giulia Calheiros, superintendente executivo da Anprotec, o evento ofereceu conteúdos ricos aos gestores de ambientes de inovação sobre como apoiar empreendimentos no registro e proteção de suas propriedades intelectuais.
Descrevendo de maneira clara e objetiva a palestrante Irene, trouxe as contextualizações dos números do INPI sobre estudos e projetos, focando na política de incentivo das startups que estão desenvolvendo produtos ou serviços inovadores.
Através da análise do uso de ativos de PI trazidos pela convidada, foi possível identificar as áreas de atuação econômica das startups alocadas no Brasil e assim destacar as vantagens de utilizar esses ativos dentro das organizações, que proporcionam mais segurança jurídica, licenciamento, publicidade, diferencial competitivo, valor contábil, inibição de pirataria e garantia para operações financeiras.
Dando continuidade às falas de Irene, Vanderlei trouxe dicas para startups e empresas sobre processos de registro de patentes, busca sobre anterioridade e um manual com boas práticas sobre o tema.
Abordando questões a respeito do trâmite prioritário, Vanderlei aponta situações em que é possível acelerar o processo de patente que pode demorar apenas um ano, caso seja alegado uma cópia do seu produto ou serviço que pode ser comprovada através de fotos ou com outro recurso que se enquadre nas normas de reconhecimento de patentes.
Ao final da live, o mediador Giulia Calheiros abriu espaço ao público para realizar perguntas aos convidados sobre o tema, finalizando a webinar.
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=5b9LCW39tWo&ab_channel=Associa%C3%A7%C3%A3oAnprotec e assista a live completa.