Segundo o presidente do Sapiens Parque, Daniel Leipnitz, há muitas empresas apostando em investir na unidade. “Hoje, o que podemos notar é que há um grande interesse do capital particular em desenvolver ciência e tecnologia. E esse é um trunfo da gestão do ministro Pontes, que tanto tem feito pela inovação no Brasil, seja por meio da Finep, que apoiou a construção dos nossos prédios e estruturas, ou através das secretarias do próprio MCTI. Nossa ideia é fazer do Sapiens Parque uma referência internacional em parques inovação, e o ministério tem sido um grande parceiro nisso”, afirmou Leipnitz.
O ministro do MCTI, Marcos Pontes, parabenizou o trabalho desenvolvido no Sapiens Parque, e reforçou a parceria do ministério com a unidade de inovação. “É preciso parabenizar todos aqui por manterem esse parque de inovação tão vivo, pulsante, em constante funcionamento. O ministério tem trabalhado para contribuir com a estruturação do ambiente de pesquisa e inovação no nosso país, seja com apoio financeiro, na formação de mão de obra especializada, na construção de infraestrutura, na gestão, entre outras diversas ações. O Sapiens Park é um importante agente da rede de inovação brasileira, já é uma referência nacional e tem tudo para ser reconhecido internacionalmente” pontuou o ministro.
Marcelo Meirelles, secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do MCTI, ressaltou o trabalho da pasta em favor dos ambientes inovadores: “Desenvolver inovação só tem sentido se gerar nota fiscal, renda, avanço econômico e qualidade de vida para a população e, para isso, a existência de parques tecnológicos é essencial. É imprescindível a existência desses espaços para que haja essa transformação. Nós do MCTI apostamos tanto na criação desses parques, que, por meio da FINEP, abrimos uma chamada pública para o desenvolvimento de novos ambientes como este que estamos visitando, e que nos impressiona em cada detalhe”.
Após o almoço, ministro e comitiva do MCTI realizaram uma visita técnica à matriz da Intelbras, empresa brasileira que, há 45 anos, desenvolve tecnologia para diversas finalidades. Durante o encontro, o CEO da Intelbras, Altair Silvestri, apresentou o trabalho desenvolvido na fábrica e no centro de P&D da empresa, e tratou sobre o 5G, redes privadas de conectividade, cidades inteligentes, inteligência artificial, reconhecimento facial, internet das coisas, e energia solar.
“Receber o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações e sua equipe é de extrema importância para o fortalecimento e reconhecimento institucional da Intelbras. Como uma empresa brasileira, este encontro nos aproxima de pautas relevantes para o desenvolvimento tecnológico do país. A visita do ministro só reforça nosso compromisso em oferecer soluções inovadoras a todos os brasileiros”, afirmou Altair Silvestri, CEO da Intelbras.
Ainda em Florianópolis, o ministro astronauta Marcos Pontes participou da entrega de medalhas e certificados de honra ao mérito a alunos campeões de olimpíadas de conhecimento organizadas pelo MCTI.