O relatório final Parques Tecnológicos do Brasil, produzido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações é um instrumento importante para mostrar o panorama nacional por meio de dados e referências do ambiente de inovação e ações de base tecnológica no país. Há no Brasil um potencial muito grande para a convergência de projetos e iniciativas, tendo os parques tecnológicos como indutor de ciência, tecnologia e inovação em aplicações para desafios comuns e coletivos da população, da indústria e da própria gestão pública. Por isso, o Relatório Parques Tecnológicos do Brasil é um excelente promotor de informações, dados e conhecimentos que apoia as decisões estratégicas e políticas públicas no país.
As parcerias realizadas nos parques tecnológicos têm impacto real nas cadeias produtivas locais e nacional, fomentam novos negócios em todos os níveis de escala e impulsionam a geração de empregos qualificados e promissores e, com isso, transformam a realidade de muitas pessoas e organizações. Esse é, portanto, o objetivo deste estudo, que deverá, ainda, contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de estímulo e suporte aos ambientes inovadores, tendo em vista que essas ações precisam estar sempre integradas a outras estratégias e planos – sobretudo a iniciativas que promovam o desenvolvimento urbano, regional, social, cultural e ambiental.
Confira o estudo completo: https://anprotec.org.br/site/wp-content/uploads/2022/01/ParquesTecnologicosBrasil-2021-Final-vr.pdf