O último dia da 31ª Conferência Anprotec começou com tudo! Hoje, (11), aconteceu a quarta plenária do evento, que contou com a participação especial de Salim Ismail, diretor executivo e fundador da Singularity University e mediação de Rosana Jamal.
Com o tema “Organizações exponenciais e o futuro do empreendedorismo”, Ismail iniciou sua participação destacando a importância do tema central do evento ‘The Great Reset: A Redefinição dos Ambientes de Inovação’. “Acho que esse é um bom ponto para debatermos. Afinal, a pandemia causou uma grande transformação, e nós pensamos muito sobre isso na Singularity University. Por isso, devemos repensar as abordagens do empreendedorismo e da construção de negócios, que sem dúvida é um dos acontecimentos mais importantes do mundo hoje”.
Na sequência, Ismail prosseguiu em sua fala tratando sobre crescimentos exponenciais. “Nosso cérebro não está totalmente adaptado ao crescimento exponencial. Por exemplo, é muito simples prever onde eu chegaria dando trinta passos lineares. Porém, se eu conseguir dar trinta passos exponenciais, serei capaz de dar 26 voltas no mundo, o que vai bem além da previsão anterior. O mundo está operando quase completamente sob esta base exponencial. Na história da humanidade, nós nunca vimos tantas tecnologias movendo-se tão rapidamente ao mesmo tempo”.
Salim também abordou o futuro da indústria e dos negócios. “O mundo está mudando fundamentalmente e, com isso, temos muitas oportunidades de mudar ainda mais as coisas por meio da tecnologia.”Em seguida, Rosana Jamal, mediadora do bate papo, completou: “quando eu pesquiso sobre organizações exponenciais em geral, nós pensamos em fazer coisas que crescem de forma quase viral. Porém, aqui você nos apresentou a transformações concretas. É evidente que nenhuma empresa poderá seguir operando igual operava no século XX.”
Para finalizar, Salim apresentou a OpenExO, uma comunidade de serviços profissionais focada em inovação e transformação digital que possui mais de 8 mil membros. Para saber mais acesse https://link.exos.to/foundations
Mesa Redonda Associados
Logo depois da palestra de Salim Ismail, foi realizada uma mesa redonda com os associados para debater as ideias passadas anteriormente. Com a presença de Adriana Ferreira, do Parque Tecnológico Viçosa, Pierre Lucena, do Porto Digital e Péricles Magalhães, do Parque Tecnológico da Bahia.
Adriana em sua primeira fala ressaltou a diferença da busca de inovação e adaptação das empresas ao mundo atual: “a grande diferença hoje é o desenvolvimento tecnológico muito acelerado. Atualmente, conseguimos realizar coisas em um ou dois anos que a sociedade eventualmente não conseguia em cem. Então, a dinâmica dos processos de inovação são muito mais acelerados do que vivemos no passado, e o desafio é entendermos este processo todo.”
Por sua vez, Pierre deu sua visão em relação à abordagem sobre as organizações exponenciais: “ao meu ver, o potencial de uma empresa ser exponencial tem muito mais relação com o produto que com o propósito em si. Organizações com esse potencial, geralmente têm relações com produtos disruptivos no mercado. A empresa que reúne elementos para obter um produto simples, conveniente e acessível possibilita inclusive a criação de um novo mercado que desbanque o mercado estabelecido anteriormente.”
Concluindo a mesa redonda, Péricles completou com a ideia do papel enorme da tecnologia nos negócios: “nós passamos por um período da história que não sabíamos mais o que faltava inventar. E o boom tecnológico gerado pela internet chegou de forma avassaladora. E com essas movimentações, a palavra disruptiva voltou a ser viável e possível, além de ser usada com frequência. Criamos um novo mundo digital completo com coisas a serem inventadas.”
A Conferência Anprotec, é realizada em parceria com o SEBRAE, e tem como tema central da edição ‘The Great Reset: A Redefinição dos Ambientes de Inovação’.