Hoje, (9) na parte da manhã, aconteceu a segunda plenária da 31ª Conferência Anprotec. A palestra contou com a mediação de Francilene Garcia, diretora da SBPC e ex-presidente da Anprotec e com a ilustre participação de Luca Maini, consultor de inovação na Eurecat – Technology Centre of Catalonia.
A plenária abordou o tema: ‘O papel dos ambientes de inovação em uma era pós-Covid’, e tratou sobre destrinchar o papel da transformação digital nos ambientes de inovação, falando desde os tipos de serviços oferecidos e de que forma os ambientes de diferentes localizações podem realizar parcerias.
Luca iniciou sua fala destacando a importância do tema central da Conferência: The great Reset – a redefinição dos ambientes de inovação, traçando um paralelo entre o momento atual e a década de 1920. Assim como hoje, há 100 anos atrás, o mundo passava por instabilidade política, econômica e pela pandemia da gripe espanhola. Devido a tal situação, surgiram dois grupos de pessoas: as que queriam retornar ao mundo que conheciam, e as que viram o caos como oportunidade de revolucionar e construir mudanças tangíveis para o futuro.
Em seguida, Luca ressaltou que os esforços deste segundo grupo ajudaram a acelerar o ritmo da inovação e das mudanças tecnológicas. Essas invenções ajudaram diretamente no andamento econômico e social. E as empresas que ajudaram neste processo acabaram saindo na frente em suas áreas de atuação. Portanto, os ambientes de inovação devem olhar com carinho para esta oportunidade de mudança que foi imposta por conta da pandemia da Covid-19.
Para Luca, o grande desafio atual é encontrar novos modelos de processos, negócios e serviços, e os ecossistemas de inovação bem sucedidos em longo prazo serão aqueles que conseguirem capitalizar diante da oportunidade de se adaptar ao novo normal .
Luca conclui sua participação destacando a importância do evento, do tema e do debate proposto “Espero que esta conversa possa ajudar em parte da transformação dos ambientes de inovação e da nossa sociedade no futuro”
Luca Maini é um dos autores do estudo Shaping the Future, elaborado pela European Business and Innovation Centre Network, que aborda sobre a oportunidade de refletir sobre o papel dos ambientes de inovação para uma era pós-Covid. O documento está disponível neste link.
Mesa redonda dos associados
Na sequência, aconteceu a mesa redonda de debate entre associados Anprotec, que tratou sobre a palestra realizada por Luca Maini, e deu sequência a discussão sobre o papel dos ambientes de inovação no mundo pós-Covid.
A conversa contou com a participação de Vicente Ferreira (Parque Tecnológico da UFRJ)
Rodrigo Regis (Parque Itaipu). Francilene, também mediou a discussão, e abriu o bate-papo reiterando a importância da presença de colaboração e coletividade entre atores da indústria na definição de estratégias de desenvolvimento.
Os participantes trouxeram o tema tratado anteriormente para seus ambientes. Rodrigo Regis destacou a missão proposta pela nova diretoria do Parque Itaipu, que visava desenvolver ações pensando no futuro e pensar como o empreendedorismo poderia contribuir na diversificação econômica da cidade. “Pensando de forma regional, precisamos saber quais são as vocações daquela região, e, Foz do Iguaçu vive com foco no turismo, que foi muito afetado por conta da pandemia e prejudicou a economia local. Por isso, fizemos esse movimento de empreendedorismo para trabalharmos com uma rede de startups e criamos uma série de programas de incentivo. Com isso, passamos de 16 para 70 empresas de base tecnológica em um ano e meio.”
Por sua vez, Vicente Ferreira compartilhou um pouco da experiência de promover mais interações virtuais no Parque Tecnológico da UFRJ. “As universidades possuem um potencial de parceria enorme com o mercado, e uma empresa real estate, infelizmente, limita o universo de potencialidades. Por isso, criamos uma nova modalidade de empresa em nosso Parque Tecnológico. É uma espécie de residente virtual, a empresa não precisa ter espaço físico em nosso parque, ela ganha acesso a todo potencial de integração do parque com os pesquisadores de nossa universidade”.
A Conferência Anprotec é realizada em parceria com o SEBRAE e segue até o dia 11/11, com a participação de grandes nomes do empreendedorismo inovador.