O webinar de anúncio do lançamento da parceria entre a Anprotec e o INPI aconteceu na manhã de hoje (26), e contou com a participação de Francisco Saboya, presidente da Anprotec, e Cláudio Furtado, presidente do INPI.
Como primeiro ato do acordo entre as instituições, será feita uma pesquisa sobre Propriedade Intelectual, e então, a partir das respostas dessa pesquisa inicial, as organizações devem elaborar um plano de ações.
A pesquisa compõe parte do Acordo de Cooperação Técnica, desenvolvido e assinado por ambas instituições e tem como objetivo fortalecer e fomentar o conhecimento e possibilidades de negócios para empresas e instituições vinculadas à associação.
Guila Calheiros, superintendente da Anprotec, entende que o acordo é um instrumento importante para o desenvolvimento de negócios inovadores nos ambientes. “Nosso objetivo é realizar ações que vão desde de um levantamento sobre o fomento e compartilhamento do conhecimento dentro dos ambientes de inovação, como também séries de cursos, palestras, mentorias e outros conteúdos voltados para o tema.”
Cláudio Furtado apontou também a importância de aprimorar os debates e conversas sobre Propriedade Intelectual. “O intangível precisa ser protegido. O que queremos fazer em parceria com a Anprotec, é capacitar os seus gestores a trabalhar com as empresas na gestão dos principais ativos de propriedade industrial. Queremos ajudar, usando tecnologias da informação, como fazemos com nossos projetos em curso”
O trabalho para a aplicação desses conceitos é árduo, e Francisco Saboya destacou a necessidade de fortalecer ecossistemas de inovação. “Temos um desafio de levar essa discussão tão relevante e poder apoiar nossos ambientes de inovação, que são espaços diferenciados de implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento.”
A pesquisa está disponível no link: https://bit.ly/pesquisa-pi
Para acompanhar a live na íntegra, clique no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=gpTghqerzrY&ab_channel=Associa%C3%A7%C3%A3oAnprotec