Aconteceu na tarde da última sexta-feira (17), o encerramento da semana de incubação cruzada virtual para empreendimentos brasileiros na África do Sul. Ao longo do evento, foram anunciadas as quatro startups brasileiras que tiveram o melhor desempenho no programa.
Os empreendimentos selecionados foram: Krilltech, CL Empreendimentos, NCB e SDW, os quais terão a oportunidade de expor no South Africa Innovation Summit, o maior evento de startups da África. Vale ressaltar que todas as startups da semana de incubação poderão participar do evento, porém apenas as quatro selecionadas poderão expor.
O anúncio das startups escolhidas foi feito pelo cofundador e presidente do Mandela Institute for Humanity, além de autor, empresário, consultor político e neto de Nelson Mandela, Ndaba Mandela.
Entre as atividades realizadas ao longo da semana de incubação cruzada virtual estavam apresentação dos parceiros locais, sessões de pitch, apresentação sobre o ecossistema de inovação sul-africano e oportunidades de soft landing, sessões coletivas com incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos, sessões de matchmaking, sessões de pitch battle, além de outras atividades.
“Durante cinco dias intensivos de imersão, a programação buscou dar aos empreendedores brasileiros acessos exclusivos, a exemplo de três sessões de pitch, para aperfeiçoamento e feedbacks de representantes do próprio mercado de destino; treinamentos sobre o ecossistema de inovação sul-africano; apresentação de oportunidades de soft landing no ecossistema sul-africano, dando prioridade ao acesso de startups brasileiras via ambientes de inovação estrangeiros; e encontros individuais com investidores de mercado, atividade intitulada de business matchmaking” afirmou Rodrigo Mendes, diretor de Relações Internacionais da Anprotec.
A próxima etapa do programa, em que os ambientes brasileiros receberão os empreendimentos sul-africanos, acontecerá no mês de novembro. Os mecanismos brasileiros selecionados foram: a Incubadora Tec Campos (Campos dos Goytacazes – RJ) e a Incubadora da Universidade Federal de Viçosa (Viçosa – MG).
Sobre o programa
O programa foi realizado em parceria entre a Embaixada do Brasil na África do Sul, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Departamento de Ciência e Inovação da África do Sul (DSI) e a Agência de Inovação Tecnológica da África do Sul (TIA), com o apoio do Programa de Diplomacia da Inovação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.