Foi realizado na tarde de ontem (11), o webinar “Ideiaz – Powered by InovAtiva: Programa que vai ajudar a transformar projetos inovadores em negócios”. O evento online teve como objetivo detalhar o funcionamento do programa e tirar dúvidas em relação aos projetos e outras questões.
O webinar contou com a participação de três representantes dos realizadores do programa, Krishna Aum de Faria, coordenador de programas do Sebrae, Rafael Guilherme Wandrey, coordenador-geral de Empreendedorismo Inovador e Novos Negócios do Ministério da Economia e Guila Calheiros, superintendente executivo da Anprotec.
Para iniciar o evento, Rafael Wandrey fez uma apresentação geral sobre o InovAtiva, programa do Ministério da Economia que reúne diversas ações focadas no fomento ao empreendedorismo no Brasil, dentre elas o Ideiaz, destacando o seu papel no desenvolvimento tecnológico do país.
Após a introdução, Krishna Aum, do Sebrae, apresentou o balanço e os resultados da 1ª chamada do ciclo de projetos, realizada no primeiro semestre deste ano. Dos 152 projetos selecionados, 46% foram de Impacto Socioambiental; 366 empreendedores foram beneficiados com o Programa; nove formalizaram o negócio durante o Programa e 41 formalizarão nos próximos três meses.
Já Guila Calheiros, da Anprotec, detalhou a 2ª chamada de projetos, destacando o alto nível das aceleradoras e incubadoras que atenderão as ideias selecionadas. “Nós temos 35 mecanismos credenciados, que serão conectados com os projetos após uma avaliação do perfil de ambos, mas todos eles são reconhecidos nacionalmente pela qualidade dos serviços prestados. Sem dúvidas é uma grande oportunidade”.
Os projetos selecionados receberão atendimento de, no mínimo, 25 horas, sendo 15 horas de atendimento individualizado, compreendendo as atividades de mentoria, consultoria organizacional, suporte para formalização do negócio e qualificação empreendedora.
Com isso, espera-se que, ao final do ciclo, os projetos apresentem um modelo de negócio desenhado e validado, protótipo do produto ou serviço desenvolvido e avaliado por clientes e um pitch de venda e defesa do negócio.
Para finalizar, os empreendedores Fábio de Paulo, da RosaP, Thiele Schwerz, do TemLugar e Adirson Allen do VoVs, representantes de projetos selecionados no primeiro ciclo do Ideiaz, contaram suas experiências com o programa, destacando o conhecimento adquirido ao longo do atendimento.
As inscrições para a 2ª Chamada estarão abertas até o dia 23/08/2021.
CLIQUE AQUI, confira o edital completo e inscreva-se.