Com mais de 150 projetos apoiados na 1ª etapa, o Ideiaz inicia próximo ciclo com a meta de atender mais 850 projetos de negócios inovadores
A Chamada Nacional para Formação do Cadastro de Incubadoras e Aceleradoras para o Programa Ideiaz – Powered by InovAtiva se inicia hoje (07/06) e permanecerá aberta até 05/07. Para apoiar os projetos que serão selecionados no segundo ciclo, serão escolhidas até 20 instituições de todas as regiões do Brasil. A iniciativa visa a mobilização, seleção e qualificação de incubadoras e aceleradoras para que recebam e apoiem os projetos inovadores.
Realizado por Anprotec, Sebrae e Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), o Programa Ideiaz tem como objetivo apoiar a estruturação e o desenvolvimento de projetos inovadores e empreendimentos de impacto socioambiental, em estágio inicial, a partir da conexão com mecanismos de geração de empreendimentos – como incubadoras e aceleradoras – de todas as regiões do país.
No primeiro ciclo do programa, que se iniciou em abril deste ano, foram selecionadas 15 aceleradoras e incubadoras que estão atendendo, até o dia 11/6, 150 projetos. Todas irão receber uma qualificação virtual de 40 horas oferecida pela Anprotec e o valor de até R$ 3.000,00 por projeto inovador atendido, relativo aos serviços prestados, sem a necessidade de aporte de contrapartidas financeiras ou econômicas.
“A nova chamada permite a aproximação com aceleradoras e incubadoras de todo o país. O Sebrae atua em diversas frentes do ecossistema de inovação, para fomentar, dar suporte e conectar. São iniciativas como o Ideiaz Powered by Inovativa, que estruturam um caminho de sucesso para esses empreendedores e aproximam os diversos atores do ecossistema de inovação”, explica o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.
Com início previsto para outubro próximo, o segundo ciclo do Ideiaz contemplará mais 425 projetos, que serão atendidos no segundo semestre deste ano. O programa ainda abrirá uma terceira chamada no final de 2021, que selecionará outros 425 projetos, mas que serão atendidos no início de 2022.
“Para que possamos estimular ainda mais o ecossistema de empreendedorismo inovador e apoiar surgimento das startups brasileiras, o Ideiaz apoiará gratuitamente mil projetos inovadores em estágio de ideação por todo o país. O programa faz parte do conjunto de iniciativas do InovAtiva – que já executa o maior programa de aceleração de startups da América Latina. Com essa e outras iniciativas, a SEPEC realizará 15 mil atendimentos a startups brasileiras nos próximos anos”, explica o subsecretário de Inovação e Transformação Digital do Ministério da Economia, Igor Nazareth.
Cada incubadora ou aceleradora selecionada deve atender entre 10 e 20 projetos inovadores encaminhados pelo Programa. O atendimento acontecerá de forma virtual em um período de dez semanas. Ao final do processo, os empreendimentos apoiados devem apresentar os resultados conforme estabelecido no edital.
“A expertise e infraestrutura das incubadoras e aceleradoras do nosso ecossistema garante que o programa Ideiaz seja uma ótima oportunidade para impulsionar o desenvolvimento de centenas de projetos inovadores que ainda não saíram do papel”, complementa o presidente da Anprotec, Francisco Saboya.
O processo de seleção será conduzido por um comitê que irá avaliar a proposta e o plano de atendimento submetidos. Cada entidade gestora pode submeter apenas uma proposta. Portanto, caso possua mais de uma incubadora ou aceleradora, é preciso escolher um mecanismo para representar a instituição.
Dentre os requisitos, serão avaliados pontos como:
Pelo menos 40% das vagas serão destinadas às incubadoras e aceleradoras localizadas nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste. O Cadastro conterá ao menos duas entidades de cada região do país. E 20% das vagas serão reservadas para os mecanismos que desejam atuar na linha de projetos de impacto socioambiental.
CRONOGRAMA
As dúvidas devem ser encaminhadas por e-mail: [email protected]