Seguimos em frente com os preparativos para mais uma edição da Conferência Anprotec. Neste ano, o tema principal será “The Great Reset: a redefinição dos ambientes de inovação”.
Uma das trilhas que fundamentará a discussão central do evento será ‘Transformando pesquisa em soluções para a sociedade”.
Como impulsionar negócios baseados em ciência? Em artigo elaborado para o portal Submit, o jornalista Patrick Dinnen entrevistou líderes ligados a ambientes de inovação que trouxeram suas visões sobre como os ambientes de inovação devem trabalhar no contexto pós-pandemia. No texto, além de mencionar o fundamental trabalho de apoio aos empreendedores para a reformulação de planos de negócio, no auxílio ao acesso de capital e na exploração de um networking que não é mais limitado aos espaços físicos, é ressaltada a importância da conexão entre startups e a academia. “Impulsionar o potencial empresarial ao promover colaborações universidade-empresa para facilitar as aplicações da indústria de inovação e transições universidade-empreendedorismo”, conclui o autor.
A conclusão vai de encontro com o artigo publicado no site do Fórum Mundial Econômico, em que Klaus Schwab ressalta que o “The Great Reset” deve ser calcado em um novo contrato social que priorize o papel da ciência, tecnologia e inovação. Nesse contexto, os ambientes de inovação podem ter um papel chave nessa conexão entre empresas e academia, potencializando que o conhecimento gerado seja aplicado na sociedade.
Em breve teremos muitas novidades sobre o maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina.