Na tarde da última sexta-feira, 17 de julho, aconteceu o 9º webinar da série AnproTalks. Na ocasião, Jerome Engel, especialista em empreendedorismo, inovação corporativa, financiamento de novos empreendimentos e capital de risco, da Universidade da California, em Berkeley, nos Estados Unidos, debateu sobre “Clusters Globais de Inovação: Empreendedores e Investidores Respondendo à Pandemia”, com o diretor de relações internacionais da Anprotec, Rodrigo Mendes.
Com mais de 232 acessos durante a live e um pico de 96 participantes concomitantemente, a edição contou com tradução simultânea pelo Zoom e transmissão na língua inglesa pelo canal da Anprotec no Youtube.
O webinar teve início com uma breve apresentação do palestrante realizada por Rodrigo Mendes.
Especialista reconhecido internacionalmente nas áreas de inovação, empreendedorismo e capital de risco, o professor Jerome S. Engel ministra palestras e aconselha líderes empresariais e governamentais em todo o mundo. Suas pesquisas e publicações exploram ecossistemas de inovação, comercialização de tecnologia e práticas de gerenciamento de inovação em empresas estabelecidas e emergentes. Ingressou no corpo docente da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, em 1991, após uma bem-sucedida carreira comercial, para fundar o Lester Center for Entrepreneurship and Innovation, onde ocupa, atualmente, os cargos de pesquisador sênior e diretor executivo fundador emérito.
Ao iniciar a sua fala no AnproTalks, Engel contextualizou o momento pelo qual o planeta está passando. “O mundo virtual foi muito afetado, tanto no sentido das relações pessoais quanto das profissionais. Podemos encarar isso como um desafio, uma ameaça ou uma oportunidade”, disse o professor, refletindo sobre a história da comunicação e citando o telefone, o Skype, o Webex e, agora, o Zoom – plataforma na qual o encontro estava sendo realizado. Inclusive, ele brincou com o termo “University of zoomsylvania”.
“A Covid irá trazer novas oportunidades e/ou acelerar as que já existem. Mas, quais tendências serão aceleradas e quais irão desaparecer?”, questionou Engel apresentando a “geografia da inovação” e os “elementos de um cluster de inovação”. “Vamos consumir cada vez mais mídia eletrônica – ativa e passiva, como a Netflix, que já está acontecendo, mas teremos muitos outros dispositivos, como óculos, etc.”.
Para Jerome Engel, esse momento de pandemia é um teste global para o qual a sociedade busca soluções. “O cluster não funciona sozinho, há conexões entre eles, ou seja, uma rede global de clusters de inovação”, ressaltou o professor”.
Após a apresentação, o especialista interagiu com o público que participou do webinar. Confira o vídeo na íntegra por esse link!