A Incamp – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp – é um espaço onde ideias embrionárias e startups nascentes podem usufruir da infraestrutura, recebem capacitações, mentorias e apoio para modelar seu negócio, e se beneficiar com conexões e oportunidades.
A Incamp é um dos programas que faz parte do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, localizado no campus de Campinas da Universidade. A Incubadora foi criada em 2001 e atualmente capacita 6 startups incubadas, sendo que 5 mantém escritório dentro do Parque. Sim, é possível participar da incubação da Incamp sem precisar trazer seu escritório para dentro da Unicamp!
Com base no edital, o empreendedor interessado em fazer parte da Incamp submete seu projeto e, a partir da avaliação do estágio em que o negócio se encontra, a equipe do Parque enquadra a startup ou empreendedor na fase de pré-incubação ou incubação.
A pré-incubação é a etapa para amadurecimento de ideias, produtos e tecnologias, enquanto a incubação é a fase para aqueles que já apresentam expertise empreendedora e representa o momento de “colocar a mão na massa”.
Após a incubação, quando seu negócio está pronto para desbravar o mercado, a empresa chega à etapa final: a graduação, o momento em que a empresa já está capacitada para caminhar com menos apoio. Na graduação, a startup recebe o certificado por ter cumprido todas as atividades do programa de incubação da Incamp.
As empresas pré-incubadas ou incubadas podem manter suas operações em espaços físicos próprios ou se instalar no Parque, como empresas residentes para aproveitar a infraestrutura oferecida.
Além de espaço físico, dentre os benefícios que a Incubadora proporciona para as startups estão capacitações, mentorias, workshops, participação em eventos, reuniões de acompanhamento, além da viabilização do networking com pesquisadores, docentes, empresários e investidores.
Certificada como “Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne)” pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Incamp é reconhecida pela sua atuação e por suas boas práticas de incubação.
O primeiro passo é conferir o edital para saber como é o projeto que deve ser submetido até 31 de agosto. Apesar do edital ser de fluxo contínuo (aceitar propostas durante o ano inteiro), só serão avaliadas neste segundo semestre de 2020 as propostas submetidas até o dia 31 de agosto, se você enviar após essa data, a avaliação será no primeiro semestre de 2021, então, APROVEITE!
Submeta sua proposta através do e-mail [email protected].
Aos participantes dos programas Desafio Unicamp e Inova Jovem: os projetos finalistas das competições de modelos de negócios fomentados pela Inova Unicamp são isentos do pagamento da taxa de inscrição.