Eventos gratuitos retornam no próximo dia 4; iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações visa incentivar o empreendedorismo
Em novo formato, agora on-line, o projeto Teias da Inovação MCTIC retoma os eventos gratuitos no próximo dia 4 de junho. Com o tema “Os Possíveis Cenários de Inovação Para os Ecossistemas Brasileiros”, o programa, antes presencial, foi reformulado para estar em conformidade com as recomendações de órgãos de saúde em razão da pandemia da Covid-19. A agenda do Teias da Inovação MCTIC também passa a ter focos nacional e local, contemplando público direcionado de cidades e regiões específicas.
No dia 4, os debates focados em ciência, inovação e tecnologia terão abrangência nacional e contarão com a participação de Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). O tema discutirá como os ecossistemas brasileiros de inovação estão lidando com o cenário de pandemia: possíveis cenários futuros e ações de suporte que precisam ser executadas para garantir seus funcionamentos, tanto na academia, indústria e ecossistema de startups. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site teiasdainovacao.com.br.
“A interação entre pessoas e organizações é um fator importante para incentivar inovação e novos negócios. Os debates trazem a experiência de grandes profissionais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação”, conta Alberto Paradisi, pesquisador principal e coordenador do projeto.
Entre os palestrantes estão Delair Bolis, presidente da MSD Animal Health no Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia e presidente da Sindan (União Nacional da Indústria de Produtos de Saúde Animal); Cláudio Nascimento, Diretor de Tecnologia no Município de Olinda, Conselheiro do Porto Digital em Recife e Representante no Brasil da OASC (Open & Agile Smart Cities); Marcelo Knobel, Reitor e professor titular do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), da Unicamp. Dario Tober, presidente da Von Braun Labs, será o mediador.
O Teias da Inovação é uma iniciativa do MCTIC em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico) e o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações). Realizado em diferentes cidades do Brasil e agora também em âmbito nacional, o projeto tem como público-alvo startups, incubadores, empresários, empreendedores, estudantes, pesquisadores, cientistas, educadores e governos locais. Entre os temas abordados estão transformação digital, empreendedorismo, tendências de futuro, novos modelos de negócios e pesquisa e desenvolvimento.
“O programa promove uma aproximação entre o MCTIC e as cidades brasileiras de médio porte, com grande potencial de se tornarem ecossistemas locais de inovação. Vamos aproveitar para divulgar programas e instrumentos de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador. Nosso foco é sempre auxiliar para que esses polos sejam pensados e implementados de forma sustentável”, afirma Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC.
Edições anteriores
Antes de ser reconfigurado para o momento da pandemia, o Teias da Inovação MCTIC já havia estado presente nas cidades de Cuiabá (novembro/2019), Aracajú (janeiro/2020) e Vitória (março/2020). Foram debatidos, respectivamente, os temas “Communities Meeting – Conectando Ecossistemas de Inovação”, “Perspectivas e Futuros para a Inovação em Sergipe” e “Make Together – Integrando o Ecossistema Capixaba de Inovação”.
Serviço
“Os Possíveis Cenários de Inovação Para os Ecossistemas Brasileiros” – Teias da Inovação MCTIC
Data: 4 de junho, quinta-feira
Horário: das 16h às 17h30
Inscrições: http://www.teiasdainovacao.com.br/
Programação:
16h00 – Boas-vindas
16h10 – Abertura Oficial pelo mediador Dario Tober
16h15 – Apresentação Delair Bolis
16h20 – Apresentação Cláudio Nascimento
16h25 – Apresentação Marcelo Knobel
16h30 – Debate + Quiz
17h05 – Perguntas do público
17h25 – Encerramento