O Mining Hub lançou no dia 03 de junho o edital do M-Spot Ciclo 1. O M-Spot é um programa customizado para solucionar desafios exclusivos das mineradoras e fornecedores associadas ao Mining Hub. O primeiro ciclo deste programa será rodado pela mineradora Vale, que investirá mais de R$2 milhões na busca de soluções para desafios de diferentes áreas da empresa.
O edital do programa, realizado pelo Mining Hub – primeiro hub em inovação aberta do setor de mineração – foi disponibilizado ao público durante o Demoday – evento final – do M-Start Ciclo 3.
O M-Spot Ciclo 01 terá 15 desafios de 7 áreas diferentes da Vale. São elas: Energia, Ferrovias, Geotecnia, Marketing Técnico, Navegação, Pelotização e Portos. O valor total previsto para a realização das POCs – provas de conceito – no M-Spot Ciclo 1 é de R$ 2.250.000,00 (dois milhões e duzentos e cinquenta mil reais). Este valor está previsto para ser desembolsado e distribuído dentre os 15 desafios lançados.
Devido à quarentena, o programa acontecerá com encontros e meetups virtuais. Para a implementação das POCs será estudada a melhor forma de dinâmica para aplicação, sendo necessário um estudo caso a caso e um planejamento de implantação adaptado com a mineradora durante a execução, caso necessário.
O programa M-Spot é organizado pela Aceleradora Corporativa Neo Ventures, que possui mais de 12 anos de experiência com projetos na área de inovação e já está executando com sucesso outros programas de inovação, junto ao Mining Hub, com várias etapas on-line devido a pandemia.
Diferentemente do M-Start, no M-Spot a mineradora ou fornecedor pode lançar desafios específicos e de seu exclusivo interesse – nesse caso, a Vale -, que ,de acordo com a necessidade operacional ou estratégica da empresa, está lançando 15 desafios.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 06/08. Para se inscrever, e conhecer mais do programa e dos desafios, basta acessar o link: https://www.mininghub.com.br/programas/mspot/
Para Claudia Diniz, diretora executiva do Mining Hub, o M-Spot é mais um programa do Mining Hub que vem para reforçar o compromisso do Hub com a inovação aberta e com o seu propósito de transformar a cultura do setor mineral. Através do M-Spot, as empresas associadas ao Mining Hub terão a oportunidade de trabalhar desafios internos e, portanto, específicos, junto com startups, as quais irão propor o que há de mais inovador e disruptivo para cada desafio! O M-Spot representa um passo muito importante em direção a levar a inovação aberta para dentro das associadas ao Mining Hub e, com isso, fazer com que o movimento de inovação penetre toda a cadeia mineral!
Conheça os desafios do programa M-Spot Ciclo 1 edição: Vale
Energia:
Ferrovias:
Geotecnia:
Marketing Técnico:
Navegação:
Pelotização:
Portos:
Características do programa
Depois de selecionados as startups passarão por cada uma das fases abaixo:
Bootcamp: Etapa de detalhamento das propostas de cada Startups pré-selecionada na etapa anterior. O resultado deste trabalho será o insumo para seleção de 01 Startup, por desafio, que apresentar a melhor solução para Implantação da Prova de Conceito (POC). Os candidatos terão acesso direto a Mineradora Vale e equipe gestora do programa para compreender o desafio, construir e validar uma proposta. As startups que participarem do bootcamp terão seu cadastro de fornecedor feito na Vale para oportunidades futuras.
Implantação: Período de 05 meses no qual a Startup irá implantar a POC na Mineradora Vale, de acordo com a proposta de trabalho definida no Bootcamp.
Demoday: Evento que celebra o encerramento do ciclo do programa, no qual as startups apresentam os resultados das POCs.