Ontem, 12 de dezembro, foi realizada a Conferência Inaugural “Tendências de Inovação, futuro do trabalho e posicionamento da Universidade diante dos desafios”, parte do Programa de Ensino de Inovação realizado pelo Instituto de Pesquisa Tecnológica da Faculdade de Engenharia da Universidade de Concepción, para acadêmicos e membros do Consórcio Heuma.
A atividade contou com uma apresentação do presidente da Anprotec, José Alberto Sampaio Aranha, que foi precedido pelas exposições de Marcos Crutchik Norambuena, decano da Faculdade de Engenharia da Universidade de Antofagasta e vice-diretor do consórcio Heuma; Alex Covarrubias Aranda, diretor do consórcio Heuma Engineering 2030; e Pedro Vera Castillo, acadêmico da Faculdade de Engenharia da Universidade de Concepción.
Aranha comentou sobre a sua palestra e a contribuição para a região: “Estou aqui para falar sobre os programas ligados à Engenharia 2030, que são muito importantes para transformar a cidade de Antofagasta. Essa é a grande motivação da apresentação, para mostrar como todos os atores, juntos, podem fazer uma grande diferença na cidade. ”
Assim, o presidente da Anprotec apresentou, em um contexto nacional e internacional, a evolução do empreendedorismo e da inovação, a relação entre inovação e qualidade de vida das nações, os novos desafios para educar em inovação, a importância de promover ambientes de inovação e redes internacionais de inovação. “Inovação não é apenas sobre novas tecnologias. A inovação é uma nova maneira de pensar, de enfrentar um problema. Inovação tem a ver com cultura. Gera um círculo virtuoso de desenvolvimento econômico”.
Além disso, Aranha também comentou sobre a importância dos engenheiros se verem como empreendedores, tema que abordou na palestra e que será abordado pela Universidade de Concepción por um ano, a fim de formar professores para preparar os alunos com uma nova cultura, um novo conceito para trabalhar no futuro.