No último dia 04 de dezembro, durante o Café da Manhã Anprotec & Parceiros, realizado em Brasília-DF, a Associação assinou um memorando de entendimento (MOU) com o Korean Innovation Center (KIC) – a agência governamental de inovação da Coreia do Sul – com o objetivo de construir uma plataforma para soluções sul-coreanas no Brasil.
Para isso, o intuito é criar um escritório no país, o KIC Brazil Entity, que contará com um programa de aceleração para startups brasileiras e coreanas em estágio de crescimento nas áreas de ciber-security, healthcare, tecnologia da informação, e internet das coisas. A proposta é acelerar de 20 a 30 empreendimentos por ano.
O programa também contará com Bootcamp sobre metodologia de aceleração, e apoio jurídico, contábil e de marketing.
A Anprotec foi escolhida como instituição parceira para desenvolvimento, planejamento e implementação do projeto com foco no mercado brasileiro e apoio à comunidade coreana no Brasil. “O KIC veio em uma missão de reconhecimento e estudo do nosso ecossistema de startups. Neste momento as duas instituições assinam um MOU para a construção de um projeto de implantação do KIC Brazil Entity”, explicou o coordenador da área de internacionalização da Anprotec, Luís Gustavo Peles, que também já adiantou que a primeira etapa conta um estudo – a ser concluído no primeiro semestre – para que as atividades sejam iniciadas ainda em 2020.
“Temos um modelo de colaboração com os Estados Unidos, no qual auxiliamos empresas sul-coreanas a entrarem no mercado americano, ao mesmo tempo em que levamos empresas daquele país para a Coreia. Vamos iniciar essa cooperação com o Brasil e temos o objetivo de inaugurar um centro no país ainda em 2020. É uma honra firmar essa parceria com a Anprotec”, disse o diretor geral do KIC, Mr. Jung Moon.