A última edição da Revista Locus de 2019 está recheada de informações e conteúdos sobre o ecossistema de empreendedorismo e inovação.
Criada em 1987, a Anprotec reúne mais de 350 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação, atuando por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas e geração e disseminação de conhecimentos.
A trajetória da Associação está diretamente ligada ao desenvolvimento de incubadoras de empresas e parques tecnológicos brasileiros. A implantação desses ambientes em diferentes regiões disseminou a ideia do empreendedorismo inovador no país, consolidando o ecossistema.
Nesse sentido, e com o lançamento do Mapeamento dos Mecanismos de Geração de Empreendimentos Inovadores no Brasil, em agosto, e do Estudo de Indicadores de Parques Tecnológicos, em setembro, trazemos no Especial Ambientes de Inovação matérias com números atualizados sobre incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos, além de uma entrevista exclusiva com o presidente do Parque de Inovação da La Salle Technova Barcelona, e vice-presidente da Asociación de Parques Científicos y Tecnológicos de España, Josep Miquel Piqué, que falou sobre os principais desafios enfrentados pelos ambientes de inovação e citou exemplos de boas práticas.
Trazemos também uma matéria completa sobre a Missão França 2019, na qual contamos como foi a experiência da delegação brasileira ao visitar centros de inovação e negócios, aceleradoras e incubadoras, corporações de tecnologia e empresas de investimentos em Paris, e participar da Conferência da IASP, em Nantes, também na França.
Essa edição também conta com uma matéria especial sobre a trajetória da nossa superintendente executiva, que está se despedindo – ou como ela mesma diz, dando um até breve – da Associação. Muito querida na área de empreendedorismo inovador, a história da Sheila se mistura com a da Anprotec e, consequentemente, com a do próprio movimento. Por isso, ela merece todas as homenagens.
Clique aqui e confira esses destaques e muito mais!
Boa leitura!
Luís Felipe Maldaner