Com o objetivo de fomentar reflexões, discussões e transformações no ecossistema brasileiro de empreendedorismo inovador apresentamos a mais nova edição da Revista Locus Científico. Os artigos técnico-científicos originais e trabalhos de revisão inéditos aqui apresentados foram construídos a partir do compartilhamento de conhecimentos, modelos, metodologias e práticas apresentadas na Chamada de Trabalho Anprotec 2019, durante a primeira edição do Innovation Summit Brasil, realizado em agosto, em Florianópolis-SC.
O tema central do evento foi “Ecossistemas de Inovação: Criativos, Conectados e Competitivos”. Na biologia, a palavra ecossistema significa um conjunto de comunidades que, aliadas a fatores externos, colaboram entre si para a sobrevivência de todos. O mesmo ocorre quando diferentes atores, como empresas de tecnologia, universidades, investidores, fundações, governos e a sociedade, se unem para favorecer o crescimento da inovação e colaborar uns com os outros.
Assim, um ecossistema de inovação é formado pelo conjunto de atores e mecanismos de estímulo à cooperação, com pontos focais para a promoção de novos talentos, ambientes, rodadas de negócio, encontros, novas ideias, projetos, etc.
E as características “criativo”, “conectado” e “competitivo” vêm para enriquecer ainda mais esse ecossistema de inovação. Mesmo que estejam há algum tempo no mercado, empresas de tecnologia sempre trabalham com o novo; e os desafios são constantes.
Nesse sentido, apresentamos nessa edição três artigos da categoria “Habitats de Inovação”. São eles: “A Formação de Grupos de Investidores Anjo em Parques Tecnológicos: o Caso do Feevale Techpark”; “Condicionantes para a Criação de Vantagens Competitivas em Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica”; e “Habitats de Inovação para Economia Criativa: um estudo sobre os principais aspectos de incubadoras de economia criativa no Brasil”.
Na sequência, a publicação segue seu fluxo para a categoria “Cooperação”, com o artigo “Exploração das Capacidades Tecnológicas de Organizações de Pesquisa Tecnológica Como Contribuintes Para Melhoria do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; e encerra-se com “Cultura Empreendedora”, com o trabalho “Fortalecendo a Cultura Empreendedora e os Negócios de Impacto Social: uma proposta de programa de extensão para instituições de ensino superior”.
A Chamada de Trabalhos 2019 contou com o apoio da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE) e recebeu materiais riquíssimos para o debate sobre Ecossistemas de Inovação: Criativos, Conectados e Competitivos. Todos os artigos aprovados foram publicados nos anais do evento e valem a pena ser conferidos, assim como os que estão nessa edição da Locus Científico.
Agradecemos aos autores pela contribuição e desejamos uma ótima leitura a todos.
CLIQUE E FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO
Luís Felipe Maldaner