Brasília receberá um projeto pioneiro de compartilhamento de veículos elétricos. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), junto ao Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), associado à Anprotec, fecharam uma parceria com o governo do Distrito Federal que irá disponibilizar inicialmente 16 carros do modelo Twizy, da marca Renault, para serem usados por servidores distritais.
O projeto terá 35 eletropostos (pontos de recarga) que serão instalados nas ruas da capital do país e servirão para abastecer qualquer veículo elétrico, sem custos aos usuários. Isso tornará Brasília uma das cidades brasileiras com maior número de eletropostos. O investimento da ABDI nos carros e eletropostos é de R$ 2,3 milhões.
De acordo com a ABDI, a ideia é trazer para a população algo que acontece mundo afora. As pessoas querem utilizar e democratizar as tecnologias digitais. O início é o carro elétrico, depois vêm câmeras, semáforos e iluminação inteligentes, serviços de acesso à saúde, coleta de lixo; são vários projetos no Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes no Parque Tecnológico de Itaipu, e o Distrito Federal será uma vitrine para isso.
A ABDI e o PTI montaram um Laboratório Vivo para Cidades Inteligentes em Foz do Iguaçu (PR). No local, são testadas soluções tecnológicas que a Agência pretende levar para os gestores públicos e que buscam melhorar diversos aspectos dos municípios brasileiros.