O Grupo Estendido de Dirigentes (GED) da Anprotec – ou apenas “líderes temáticos” – tem um papel fundamental na apresentação de temas relevantes para atuação da Associação. Uma das principais atividades é o debate e a orientação na elaboração de documentos de referência, estudos e pesquisas sobre os temas.
No último mês, a Anprotec ganhou o seu mais novo grupo temático: “Práticas e Casos sobre o Marco Legal da Inovação”, que está sob a liderança da gerente jurídica do Parque Tecnológico do Rio de Janeiro, Carolina Leite Amaral Fontoura, convidada pessoalmente pelo presidente da Associação, José Alberto Sampaio Aranha, para o coordenar o grupo.
“Vivo na prática o ambiente de inovação sob o aspecto jurídico, e, ao longo do tempo, com as novas leis publicadas, muita coisa mudou no papel, mas pouco na prática”, aponta Carol, que observa uma aplicabilidade baixa do que está previsto na legislação. “É lógico que nem tudo dá para ser feito, mas observo que o possível, muitas vezes, também não é realizado; ou porque as pessoas não sabem fazer, ou por desconhecimento do que é possível”.
Em conversa com o com o Prof. Aranha, a assessora jurídica percebeu que existe uma dificuldade em difundir a cultura de inovação em diferentes áreas de atuação. “Aí ele me fez esse convite; para criarmos um fórum e debater o sistema normativo de ciência, tecnologia e inovação, difundindo as boas práticas, apresentando o que é possível legalmente, e conversando sobre o que não é possível”.
De acordo com Carol, a ideia do convite é para amenizar a rejeição aos temas jurídicos para quem não é da área. “Muitas vezes, vejo que as pessoas veem esses assuntos como burocracias, ou entraves legais, e isso acaba sendo parte do problema, por que como vamos aplicar uma coisa que não conhecemos? Precisamos quebrar essa barreira e o estigma de que isso é coisa só de advogado”, ressalta a líder, afirmando que o grupo não é só para advogado. “A ideia é, justamente, trazer gestores e pessoas que trabalham nos ambientes de inovação para trocarmos experiencias”.
O grupo de WhatsApp foi criado e em Florianópolis, durante o Workshop Anprotec 2019. E conta com cerca de 50 pessoas. “Fizemos uma interação inicial para levantar os temas de interesse; encaminhamos o documento do Marco Legal das Startups, que foi um tema de interesse que surgiu de um participante de fundos de investimento; e algumas pessoas sugeriram temas focados no que é possível, ou na aplicabilidade prática do Marco Legal. Já tivemos também comentários sobre as alianças estratégicas e como elas podem ser realizadas”.
O grupo está no início, e a expectativa da assessora jurídica é que as pessoas comentem sobre suas experiências para que o conhecimento possa rodar. “O objetivo também é linkar as pessoas, e o meu desafio é adequar a linguagem jurídica para as pessoas que não são advogadas”. Trata-se de um trabalho constante, de troca e adaptação. Sabemos que tudo não dá para ser feito. Mas também não podemos fazer nada. Precisamos saber o que podemos fazer com segurança jurídica”, disse Carol ressaltou que essa interação também muito produtiva para ela, profissional e pessoalmente.
CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o grupo temático e sobre a carreira da líder, Carolina Leite Amaral Fontoura.
E, se você é associado à Anprotec e tem interesse de debater sobre o assunto, CLIQUE AQUI e participe do grupo de whatsapp.