Mas o que é um programa de pré-aceleração? Isso não é só para startups?
Na verdade, não! Um programa de pré-aceleração tem como um de seus objetivos transformar ideias em negócios efetivos. Ele se chama aceleração, porque permite que a equipe dona da ideia passe por uma série de etapas rápidas que agilizam esse processo de transformação, tanto por meio de conteúdos e ferramentas, quanto por meio de mentorias e consultorias com especialistas em empreendedorismo e mercado e também pela conexão com possíveis clientes. Esse mergulho, que dura entre dois e três meses, faz com que a ideia saia do papel muito mais rápido além de desenvolver habilidades empreendedoras nos participantes.
Mas eu não sou empreendedor. Por que esse programa é para mim?
O SBQ Acelera foi desenhado para adaptar o modelo de pré-aceleração para o ambiente acadêmico. Os pesquisadores que participam do movimento empreendedor têm muito mais chance de fazer a sua pesquisa virar um produto com aplicação na indústria, seja por meio da transferência ou licenciamento da tecnologia. A nossa proposta é que as equipes selecionadas passem pelo processo de aceleração, compreendendo como transformar a sua pesquisa em uma saída para o mercado para impactar a sociedade. Não é preciso ter experiência prévia em empreendedorismo. Basta ter um projeto com potencial de atender as dores da indústria.
Veja como se faz isso:
A participação nas três etapas se dará em diversos formatos, visando o melhor desenvolvimento das equipes:
O que fica de legado para mim após esse programa?
O SBQ Acelera é uma metodologia desenvolvida pelo INCT Midas e a Wylinka especialmente para pesquisadores. Além de aprendizados e modelos mentais que vão te ajudar a compreender melhor a dinâmica da oferta de produtos e serviços, participando do programa você terá contato direto com indústrias da área química e aprenderá como conectar seus projetos com as demandas das empresas. Essa conexão abre portas para a transferência ou o licenciamento da tecnologia, além da possibilidade de novos projetos em conjunto e traz assim, novas perspectivas para o pesquisador e seus grupos de pesquisa.
Gostei! Como eu faço para participar?
Se você é um pesquisador da área de química e deseja ver o seu projeto gerar negócio com a indústria, basta inscrever o seu projeto respondendo o nosso formulário de inscrição no link no fim dessa página. O processo seletivo se dará pela análise das propostas submetidas e por entrevista com as equipes finalistas. Ao final, dez equipes serão selecionadas. Para mais informações, confira também o edital, nesse link.
Formulário de Inscrição SBQ Acelera
Cronograma: