Já foram definidas as 10 incubadoras e aceleradoras finalistas da 4ª edição do Desafio de Incubação e Aceleração de Impacto. As selecionadas participaram de um processo de capacitação e apresentação de um plano de ação sobre como incorporar estratégias para sensibilização, seleção e incubação/aceleração de negócios de impacto.
As aceleradoras e incubadoras finalistas apresentarão seus planos para um comitê responsável por escolher as cinco melhores, uma de cada região do país. Cada uma delas receberá como prêmio a participação em uma Missão Internacional para ecossistemas relevantes na temática de impacto, além de mentoria dos associados do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE). O edital também prevê uma inscrição para um membro da organização na Conferência Anprotec 2020.
O Desafio é parte integrante do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto, fruto de uma parceria entre Anprotec, o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), e o Sebrae, que tem o objetivo de mobilizar aceleradoras e incubadoras de todo Brasil para incluir ou ampliar a atuação delas com negócios de impacto social. O programa inclui capacitação presencial e online, mentoria e o Desafio de Incubação e Aceleração de Impacto.
4ª edição do Programa de Incubação e Aceleração de Impacto
A quarta edição do Programa recebeu, no total, 31 inscrições, com representantes de 12 estados, das cinco regiões do país. A capacitação dos selecionados teve início em dezembro durante um Workshop realizado em Brasília.
Em janeiro começou a capacitação online, abordando temas como as origens do conceito de negócios de impacto, o papel das tecnologias em gerar impacto social, e metodologias para apoiar negócios de impacto. O processo incluiu quatro entregas obrigatórias com reflexões sobre alinhamento estratégico com a missão de cada organização, mapeamento de processos internos, e mobilização de um ecossistema local de apoio a negócios de impacto.
Em abril, os participantes começaram a montar seus planos de ação com o apoio de um time de consultores, demonstrando como pretendiam atuar de forma estratégica para apoiar negócios de impacto. Entre as 16 instituições que apresentaram seus planos de ação, 10 avançaram para a fase final.
Considerando que houve apenas um representante da região Nordeste, o Comitê do Programa optou por eleger um finalista de outra região para disputar o Prêmio entre as 10 selecionadas, de acordo com as maiores notas do plano de ação. Além disso, uma das organizações optou voluntariamente por não concorrer ao Prêmio, entretanto, esta figura entre as maiores notas do plano e participará das atividades de preparação para o Desafio de Impacto apenas na condição de participante.
Conheça os finalistas:
Região Centro Oeste
Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI)
Ativa Incubadora
Região Nordeste
Armazém da Criatividade
Região Sul
Incubadora Social da UFSM
Incubadora Tecnológica da Unochapecó – INCTECh
Aceleradora do Sistema FIEP
Região Sudeste
Nascente Incubadora de Empresas do CEFET-MG
Incubadora de Base Tecnológica – IBT/CRITT/UFJF
Região Norte
Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM)
Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Populares e Tradicionais do Acre (Incubac/Ifac)