No dia 13 de agosto pela manhã será realizada a primeira plenária do Innovation Summit Brasil 2019, que acontece de 12 a 14 do mesmo mês em Florianópolis – SC. Com o mesmo nome do tema geral do evento “Ecossistemas de Inovação: Criativos, Conectados e Competitivos”, o debate traz importantes atores de ecossistemas de inovação internacionais, como o ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, e o presidente do Instituto de Tecnologia Technion, de Israel, Prof. Peretz Lavie.
Na ocasião, serão apresentados cases internacionais de sucesso na articulação dos diversos atores envolvidos em um ecossistema de inovação, com impactos significativos para a economia, o desenvolvimento social e a criação de uma cultura de empreendedorismo e inovação.
Com vasta experiência na área, o atual o ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, é doutor pelo Imperial College, de Londres, e tem pós-doutorado pela Universidade da Califórnia. É professor catedrático do Instituto Superior Técnico de Lisboa, onde dirige o Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento.
Foi Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior entre março de 2005 e junho de 2011, envolvendo-se ativamente no crescimento do financiamento público e privado para atividades de ciência e tecnologia, e na reforma do ensino superior.
Também foi fundamental no desenho e na implementação de consórcios internacionais em pesquisa e formação avançada entre universidades portuguesas e norte americanas, envolvendo redes temáticas de ciência e tecnologia.
Lançou e coordenou a série de Conferências internacionais sobre “Technology Policy and Innovation” e é co-editor da série de livros sobre “Science and Technology Policy”, editada pela Purdue University Press. Foi co-fundador, em 2002, da rede internacional “Globelics – the global network for the economics of learning, innovation, and competence building systems”.
Recentemente está ativamente envolvido na promoção da rede europeia “step4EU, science, technology, education and policy for Europe”, assim como no estabelecimento do Observatório Internacional de Políticas Globais para a Exploração do Atlântico”.
Na mesma linha, o Prof. Peretz Lavie é um dos responsáveis pelo destaque do Technion, de Israel, como uma das 100 melhores universidades de pesquisa de alto nível do mundo, sendo reconhecido por sua excelência acadêmica, estratégia de pesquisa interdisciplinar, globalização inovadora e estabilidade financeira.
O Prof. Lavie ingressou na Faculdade de Medicina Technion Rappaport em 1975, onde foi reitor entre 1993 e 1999. Em 2001 foi nomeado vice-presidente de Relações Externas e Desenvolvimento de Recursos. Desde 1º de outubro de 2009 é presidente do Technion.
O instituto de tecnologia tem registrado, em seu mandato, uma série de realizações lideradas pelo recrutamento de mais de 200 novos membros do corpo docente, o que envolveu a captação de recursos extensivos. Ao estabelecer o “Prêmio Yanai”, na educação acadêmica, o Prof. liderou uma mudança significativa na qualidade do ensino no campus e na satisfação dos alunos.
Também concebeu e desempenhou um papel importante na expansão do Technion para Nova Iorque, onde, juntamente com a Universidade de Cornell, foi inaugurado o Jacobs Technion Cornell Institute, em Roosevelt Island. Da mesma forma, na China, o Technion estabeleceu o Guangdong Technion-Israel Institute of Technology, em Shantou.
As inscrições para participar do Innovation Summit Brasil 2019, e suas atividades paralelas, já estão abertas. O segundo lote promocional segue até 31 de maio. Os associados de todas as instituições da Rede Nacional de Associações de Inovação e Investimentos (RNAII) têm descontos especiais na inscrição.
Sobre a RNAII
Realizadora do evento, a RNAII é uma iniciativa inédita de colaboração das grandes entidades fomentadoras do empreendedorismo inovador, em prol de todo o ecossistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação. É composta pela Abipti (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação); ABstartup (Associação Brasileira de Startups); Abvcap (Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital); Anjos do Brasil; Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras); Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e pelo Fortec (Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia).
Juntas, essas associações representam mais de mais de 150 instituições de pesquisa, 300 gestores de núcleos de inovação, 370 ambientes de inovação (incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos), 120 investidores de venture capital, 5000 startups, 7000 investidores anjos, e 200 empresas inovadoras de grande e médio porte, na colaboração e fortalecimento de ações, públicas e privadas, focadas na transformação do conhecimento em riqueza.
A Sede
Florianópolis não foi selecionada para sediar o evento por acaso. A região abriga, atualmente, mais de 16 mil empreendedores e o número de empresas de tecnologia subiu 3,42% entre 2015 e 2017. Considerando os últimos 30 anos, o crescimento foi de 10.000%.
De acordo com relatório do Bradesco BBI, divulgado em 15 de fevereiro de 2019, Florianópolis tem 3% da população brasileira, mas possui 20% das startups do país. Segundo Acate, o setor tecnológico já representa 5,6% do PIB do estado, com um faturamento de R$ 15,5 bilhões.
SERVIÇO
Evento: Innovation Summit Brasil
Data: 12 a 14 de agosto
Local: Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira. Rodovia SC-401, km 01, S/N. Trevo de Canasvieira. Florianópolis – SC.
Site oficial: innovationsummitbrasil.com.br
Programação: innovationsummitbrasil.com.br/programacao
Inscrições: Clique aqui