O inovabra habitat, espaço de coinovação do Bradesco, sedia, em 30 de maio, o primeiro evento para startups e corporações convidadas do Banco e do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. O encontro, que reunirá cerca de 120 convidados, vai promover networking e compartilhamento de conteúdo de interesse do ecossistema e contará com a presença de autoridades como o governador de Pernambuco, Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, além do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, e a diretora executiva do Bradesco, Walkiria Marchetti.
Outra participação importante será a de Silvio Meira, presidente do Conselho de Administração do Porto Digital, que ministrará a palestra “Transformação: Inovação Digital Sustentável”. Eleabordará o uso de tecnologias digitais no desenvolvimento de soluções de transformação digital e de inovação, tendo como premissa o desempenho e a sustentabilidade dos negócios, além de como elas devem ser geridas para maximizarem o retorno aos negócios, à sociedade e ao próprio indivíduo.
A parceria
Pelo acordo, o Porto Digital pode indicar startups qualificadas pelo inovabra habitat a atender as demandas de negócios das empresas habitantes e do próprio Bradesco. Além disso, as startups selecionadas passam a ter posições disponíveis no espaço físico para uso eventual no inovabra habitat e a poder usufruir dos cerca de mil eventos que acontecem durante o ano no local. Da mesma forma, startups do inovabra habitat poderão frequentar os espaços do Porto Digital e ter acesso a oportunidades de negócios na região.
De acordo com Pierre Lucena, presidente-executivo do Porto Digital, a chegada das mais de 300 empresas do parque em São Paulo de uma forma muito organizada, profissional e bem-sucedida, é uma das estratégias de crescimento do Porto Digital para abrir mercado na capital paulista. “Esta parceria com o Bradesco é de extrema importância, pois irá gerar negócios para os empreendedores da região. Estamos muito focados em nos fortalecer para atingir as metas do Porto Digital”, afirma Lucena.
Para Antranik Haroutiounian, diretor do departamento de Pesquisa e Inovação do Bradesco, a parceria é muito importante, já que o Porto Digital vem somar com o que o Bradesco já desenvolve hoje em seu ecossistema de inovação. “Com a parceria firmada será possível ampliar ainda mais o inovabra e, assim, atender demandas do Bradesco e das grandes empresas clientes por meio da conexão com startups qualificadas na área de atuação do Porto Digital “, finaliza Antranik.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. Localizado no Recife, é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Fruto e referência nacional de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecido como modelo Triple Helix, abriga mais de 300 empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), organizações de fomento e órgãos de Governo – além de focar no futuro das cidades por meio iniciativas de prototipação com base em fabricação digital e internet das coisas (IoT). O conjunto das empresas que fazem parte do Porto Digital faturou mais de R$ 1,7 bilhão, em 2018. Considerado pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) o melhor parque tecnológico do Brasil por três vezes, o Porto Digital se tornou a primeira instituição do mundo na área de serviços a receber um selo de indicação de procedência, reconhecimento internacional que garante a qualidade dos produtos gerados pelas empresas certificadas. O parque conta com três incubadoras de empresas, três aceleradoras de negócios, seis institutos de pesquisa de desenvolvimento e organizações de serviços associados, além de reunir mais de 9 mil profissionais altamente qualificados e 800 empreendedores. Já atraiu para o Recife muitas empresas, multinacionais e centros de tecnologia de outras regiões do Brasil, além de contar com uma unidade avançada do parque no município de Caruaru, no interior do Estado. Com a ampliação territorial para o bairro de Santo Amaro, Santo Antônio e São José, a expectativa é que até 2025 em torno de 20 mil pessoas trabalhem em empresas embarcadas no parque tecnológico.
Sobre o inovabra habitat
O inovabra habitat é o espaço de coinovação do Bradesco, dedicado à geração de negócios baseado em tecnologias digitais disruptivas como blockchain, big data e algoritmos, internet das coisas, inteligência artificial, open API e plataformas digitais e computação imersiva. O ambiente é focado em colaborar para inovar, ou seja, promove a coinovação através da interação e conexão entre todos os habitantes: startups, grandes corporações, investidores, mentores e os principais parceiros tecnológicos, além do próprio Bradesco.
O inovabra habitat é aberto à visitação. Para agendar, acesse inovabra.com.br/habitat e clique na aba visitas.
O habitat faz parte do ecossistema de inovação do Bradesco, o inovabra, que conta ainda com os programas: lab, ventures, internacional, hub, startups, polos e inteligência artificial. Mais informações em www.inovabra.com.br.