Você já se perguntou por que sua empresa deveria interagir com Ecossistemas de Inovação e quais benefícios essa troca poderia trazer ao seu negócio? Ou que estratégias adotar para criar soluções inovadoras dentro do ambiente corporativo? Esses e outros temas relacionados a Inovação Aberta e Corporate Venture serão abordados na primeira edição da capacitação do Programa Invent, idealizado pela CERTI com o objetivo de inserir grandes e médias empresas nesse movimento que é uma tendência e aproximá-las das startups de Florianópolis. O curso executivo será realizado nos dias 26 e 27 de março e está com inscrições abertas no site www.invent.certi.org.br.
Serão dois dias de imersão nos quais empresários, CEOs, CIOs e diretores vão conhecer estratégias e mecanismos de inovação corporativa e como se estruturam e crescem esses ambientes coletivos. “Existe um movimento crescente de open innovation das grandes e médias empresas e de aproximação com ecossistemas de inovação, e o programa vem ao encontro deste movimento para aprofundar as diversas estratégias que uma empresa pode utilizar para interagir com ecossistemas de inovação”, explica a coordenadora de projetos da CERTI, Eliza Coral, uma das organizadoras da capacitação.
Entre as possibilidades de fazer inovação serão abordadas a instalação de uma aceleradora corporativa, a interação direta com startups e Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, a implantação de programas para melhorias internas e até mesmo o uso de fontes de financiamento públicas e privadas para viabilizar a inovação. “No nosso ecossistema existem muitos cases de empresas que utilizaram diferentes formas para inovar. Não existe uma receita pronta. A ideia do Invent é mostrar algumas possibilidades e ajudar os empresários a pensar como as startups p ensam, principalmente em relação à dinâmica e criatividade”, diz o superintendente da CERTI, José Eduardo Fiates.
O case de inovação corporativa que envolveu a gigante norte-americana Cargill e a Agriness é emblemático. Nascida nesse ecossistema em 2001, a Agriness é criadora de soluções de inteligência para a produção animal e detentora de 90% do mercado nacional de gestão para a suinocultura. Em 2018 estava prestes a lançar uma nova plataforma para avançar sobre os mercados de avicultura e bovinocultura quando a Cargill, que oferece serviços e produtos alimentícios e agrícolas, tornou-se sócia da empresa. “Além de a proposta ter surgido em um momento de expansão da Agriness para o mercado internacional, a Car gill possui uma cultura similar ao que nós acreditamos. Enquanto o nosso lema é ‘impulsionar a prosperidade no campo’, a filosofia da empresa é ‘ajudar o mundo a prosperar’. Foi o casamento ideal”, diz o CEO da Agriness, Everton Gubert.
Além da apresentação de cases de empresas que aderiram ao open innovation e ao corporate venture, estão programadas visitas aos principais ambientes de inovação de Florianópolis e palestras de empresários das startups locais e de representantes da executora do Invent, CERTI, e de parceiros importantes do ecossistema local: Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (Acate), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Incubadora Celta, CVentures e Darwin Startups. A capacitação será realizada no Sapiens Parque, em Florianópolis (SC), com duração programada das 08:30 às 19h no primeiro dia e das 08:30 às 17:30 no segundo dia, com inscrições limitadas a 3 0 participantes.