A primeira semana da etapa final do Batch 3 do Programa “Samsung Creative Startups” foi realizada com sucesso na Coreia do Sul. As startups Joga+ e IoT Makers participam de um processo de incubação cruzada no país desde o dia 5 de novembro, e, ao final, podem receber investimentos.
Os primeiros dias foram marcados por sessões de pitches e mentorias técnicas e comerciais conduzidas por executivos do Daegu Center for the Creative Economy and Innovation (DCCEI), da Samsung, e da Korea Trade Invest and Promotion Agency (Kotra). Ainda na primeira semana, as startups também se encontraram com um treinador de futebol de alunos do ensino médio e tiveram mentorias e treinamentos para pitches no mercado Sul Coreano, além de visitarem a South Korean Telecom (SKT) e a KSMARTPIA e participarem do Startup Festival X Bounce 2018, na cidade de Busan.
“Essas startups começaram a desenvolver seus projetos em fevereiro e agora, menos de um ano depois, estão na Coreia do Sul apresentando suas soluções para investidores. O ‘Samsung Creative Startups’ tem o objetivo não só de acelerar esses empreendimentos, mas também ajudá-los na inserção no mercado”, afirma Paulo Quirino, Coordenador Nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.
“Essa oportunidade de intercâmbio na Coreia do Sul está sendo muito positiva para a Joga+. As mentorias estão nos ajudando muito na comunicação com o mercado mundial, e, em especial, com o asiático. Além disso, também tivemos a oportunidade de conversar com especialistas do nosso mercado, o que nos ajudou a compreender o comportamento de potenciais usuários e a viabilizar o contato com possíveis clientes e parceiros. Inicialmente, chegamos preparados para conhecer oportunidades e planejar um plano de ação. Mas, depois de alguns dias pela Coreia do Sul, percebemos que há oportunidades reais que já podem se concretizar, com todo suporte da Anprotec e da Samsung”, disse Robson Carlos da Motta, da Joga+.
Pedro Henrique Minatel, da IoT Makers, ressaltou que a percepção da primeira semana foi a de “abrir a cabeça” para o mercado internacional. “Percebemos que pensar globalmente é essencial para o crescimento da nossa startup”, disse Minatel, que também falou sobre as demais atividades da primeira semana.
“Participamos de reuniões com o time do DCCEI e tivemos algumas seções de mentoria durante a semana. Notamos que o mercado Sul Coreano para startups é muito bem desenvolvido, e elas contam com uma infraestrutura de altíssima qualidade. Tivemos a honra de participar também do Startup Festival X Bounce, em Busan, com bootcamp e mentoria no primeiro dia, e a conferência no segundo, com palestras sobre empreendedorismo e acesso aos investidores, além de um excelente networking com startups, aceleradoras, incubadoras e venture capital”, contou.
O processo de incubação na Coreia segue até o dia 16 de novembro e as startups ainda passarão pelas cidades de Seoul, Suwon e Pangyo. “São mais de 20 atividades de preparação e contato com mentores, empresários e grandes empresas interessadas em soluções das startups brasileiras”, explicou Luís Gustavo Peles, consultor de projetos da Anprotec, que está acompanhando o processo de incubação na Coreia juntamente com Nathalia Dayrell Andrade, da Samsung.
Sobre as startups selecionadas
Joga+
A startup desenvolveu um app para que todo jogador de futebol viva a experiência de ser o melhor do mundo. Os players otimizam o desempenho em campo, dão visibilidade de conquistas e se conectam com fãs, amigos e seguidores. O monitoramento é feito via smartwatch ou smartphone, as estatísticas são apresentadas no aplicativo, e uma nova experiência pós-jogo se inicia a partir das interações sociais.
IoT Makers
A IoT Makers criou um roteador seguro para Internet das Coisas que amplia as tecnologias de conectividade. Além de permitir que o usuário conecte seus dispositivos na rede com sensores, botão de pânico, câmeras WiFi, smartphones e novos dispositivos de mercado, o produto também disponibiliza um sistema deautodiagnostico de segurança, que realiza um levantamento via aplicativo mobile e identifica se o roteador está funcionando corretamente.
Samsung Creative Startups: Batch 4
O “Samsung Creative Startups” está em sua 4ª Fase e já divulgou a lista das incubadoras de empresas associadas à Anprotec pré-selecionadas para participar do Batch 4 do programa. Foram escolhidas 22 incubadoras e 1 aceleradora para participar de um workshop de atividades em São Paulo, em janeiro de 2019, junto com as startups pré-selecionadas, que serão reveladas no fim de novembro. Foram inscritas 290 startups para a nova fase da iniciativa, que irá selecionar até 20 empreendimentos, sendo 10 especificamente da região Norte do país.