A Anprotec e o Sebrae anunciaram oficialmente na última sexta-feira (23) o início das operações do Programa Nexos. A iniciativa, apresentada durante a cerimônia de lançamento realizada no Inovabra Habitat, em São Paulo – SP, fortalece os mecanismos de inovação aberta, e promete impulsionar ainda mais a colaboração entre startups e empresas estabelecidas, favorecendo o desenvolvimento de novas tecnologias e mercados.
O evento, que reuniu fundadores de startups, executivos de médias e grandes empresas, gestores de ambientes de inovação e outros atores institucionais, foi mediado pelo gerente nacional de inovação do Sebrae, Célio Cabral, e contou com a presença do diretor nacional de administração e finanças, Vinicius Lages, que destacou a experiência do Sebrae e da Anprotec no suporte ao ambiente corporativo “A pequena empresa torna-se fornecedora especializada da grande empresa e o processo de mudança cultural vai acontecendo simultaneamente para ambos. A inovação aberta é uma estrutura de colaboração muito inteligente, pois, ao mesmo tempo em que contribui para o amadurecimento dos pequenos empreendimentos, é uma experiência riquíssima de acesso a novas ideias e possibilidades para o mundo corporativo”.
“O NEXOS faz parte da estratégia do Sebrae de fomentar o desenvolvimento tecnológico cooperado entre grandes e médias empresas e startups. Buscamos trazer para o Programa todo o conhecimento e expertise que acumulamos durante os últimos anos na agenda de inovação aberta para oferecer ao mercado uma iniciativa robusta e diferenciada”, explicou Célio Cabral.
O presidente da Anprotec, José Alberto Sampaio Aranha, destacou que nos Estados Unidos, por exemplo, 61% dos unicórnios – aquelas startups avaliadas em patamares de bilhões de dólares – foram fortemente influenciados pelas parcerias com grandes empresas. “Por isso, também estamos proporcionando um ambiente adequado para o desenvolvimento dos unicórnios no Brasil através do Programa NEXOS”, disse Aranha.
De acordo com Philippe Figueiredo, da unidade de inovação do Sebrae, o projeto nasceu a partir do levantamento das dificuldades das partes, como a ausência de diretrizes de inovação aberta nas grandes empresas, alto custo dos programas cativos de aproximação e aceleração, e das incertezas jurídicas sobre utilização de recursos de fomento e instrumentos fiscais de apoio à inovação.
Para o gerente do Programa na Anprotec, Antônio Marcon, o ecossistema brasileiro de inovação está amadurecendo rápido e exige a implementação de novos instrumentos capazes de ampliar a oferta de capital semente e o apoio ao empreendedor. “Este programa está juridicamente equipamento para apoiar projetos fundamentados em capital privado, a Lei de Informática, a Lei do Bem, e os instrumentos setoriais das áreas de energia e petróleo, podem contribuir para acelerar a conversão de impostos em inovações para o país”, ressaltou Marcon.
Na ocasião, o Swedish-Brazilian Research and Innovation Centre (CISB) e a Anprotec também assinaram um acordo de cooperação técnica visando a promoção do Programa Nexos para empresas suecas associadas ao CISB.
Cronograma
23/11/2018: Lançamento Nacional do Programa
28/02/2019: Encerramento das inscrições para habitats (incubadoras e aceleradoras)
31/03/2019: Encerramento das inscrições para patrocinadoras
30/04/2020: Encerramento do fluxo de incubação/aceleração
As startups poderão se inscrever em regime de fluxo contínuo durante todo o ciclo do programa até 2020. As inscrições serão realizadas por desafio apresentado pelas médias e grandes empresas, os quais serão publicados regularmente no website do programa.
Benefícios do Programa Nexos
Para os pequenos negócios inovadores:
Para médias e grandes empresas:
Para os habitats de inovação:
Mais informações, edital e inscrição: www.sebrae.com.br/nexos